sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Além da total dedicação em investigações de grandes quadrilhas responsáveis pelo tráfico de drogas, intensificação do policiamento nas fronteiras também impediu que diversas toneladas de entorpecentes fossem distribuídas no Estado.
O combate ao tráfico de drogas e a desarticulação de quadrilhas especializadas nesse tipo de crime tiveram resultados positivos em 2019. De janeiro a dezembro foram apreendidas 55,1 toneladas de drogas em todo o Estado, o que significa uma média de mais de 150 quilos apreendidos por dia e um avanço de 25,92% na comparação com 2018. A quantidade expressiva de apreensões é consequência da liberdade que foi dada pelo Governo de Goiás para que as forças policiais pudessem trabalhar, tendo como único limite imposto: a lei.
— Jornal Somos (@JornalSomos) January 7, 2020
O tráfico de drogas é um dos pilares de sustentação dos crimes violentos que aterrorizam a sociedade brasileira e o principal responsável pelos crimes de homicídios. Esse diagnóstico já foi apresentado por diversos especialistas em Segurança Pública do País. Vários estudos mostram as relações do tráfico com o crime: desde roubo de carros (que servem para desmanche e vendas de peças que capitalizam os traficantes) até a lavagem de dinheiro em grande escala que apontam para lucros de milhões de dólares a avaliar pelo padrão de vida dos chefões do tráfico, cercados de joias, mansões e carros luxuosos.
O secretário de Segurança Pública Rodney Miranda, que é delegado de Polícia Federal aposentado, pós-graduado em Gestão em Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia Federal e tem vasta experiência na área, explica que o combate efetivo ao tráfico de drogas descapitaliza as quadrilhas e compromete as ações criminosas que por ventura aconteceriam em função do tráfico. “Sem dúvidas, o tráfico é a raiz de várias outras ocorrências criminais. É por meio dele que diversos homicídios e roubos são cometidos. Temos uma atenção especial para coibir esse tipo de crime e, em 2020, vamos avançar ainda mais neste sentido”, avalia.
— Jornal Somos (@JornalSomos) January 7, 2020
Desde o início de 2019, o governador Ronaldo Caiado e o secretário Rodney Miranda determinaram que todas as forças de segurança passassem a atuar pautadas pelos eixos de integração, inteligência e integridade. O Governo de Goiás também investiu no fortalecimento e especialização de todas as tropas policiais. “O resultado está sendo visto. Com muita eficiência, os policiais goianos registraram apreensões recordes de drogas em 2019 e desarticularam dezenas de quadrilhas especializadas em tráfico. Isso refletiu fortemente na redução dos indicadores das demais modalidades criminais. Não me canso de dizer que temos as melhores polícias do Brasil”, destaca o governador.
Segurança reforçada nas fronteiras
Para evitar a entrada de drogas em Goiás, a Polícia Militar, por meio do Comando de Operações de Divisas (COD), reforçou suas ações preventivas e ostensivas nas fronteiras goianas. Diversas apreensões de entorpecentes que vieram de outros estados e até mesmo de outros países foram efetuadas pela unidade especial da PM, que atua na proteção das divisas. O COD trabalha, especialmente, em ações de combate ao crime organizado, especialmente contra o tráfico de drogas. Também são realizadas operações para coibir entrada de armas, roubo de cargas e ataques a bancos e caixas eletrônicos.
Leia mais sobre as apreensões de Rio Verde e região que aconteceram ano passado:
- PRF apreende veículo guinchado com drogas em Rio Verde
- Agentes Penitenciários interceptam entrada de drogas em Unidade Prisional
- Em ação conjunta PRF e PM fazem a maior apreensão de drogas do ano
- Irmãos presos em Rio Verde usavam carro da mãe para transporte de drogas
- Polícia Civil desarticula esquema de tráfico de drogas
- PRF prende jovem por drogas em caixa de som
- Em Frente Brasil promove maior apreensão de drogas do ano em Goiás
- Operação contra tráfico de drogas cumpre mais de 40 mandados de prisão em Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero