sexta-feira, 29 de março de 2024

Meteorologia avisa: frente fria diminui temperaturas, traz chuviscos e possível granizo para Goiás no final de semana

POR | 09/10/2020
Meteorologia avisa: frente fria diminui temperaturas, traz chuviscos e possível granizo para Goiás no final de semana

Arquivo/G1

O

O ano de 2020 no Brasil certamente será lembrado pela grande e intensa onda de calor que se espalhou pelo país entre o fim de setembro e o começo de outubro de 2020. Uma onda de calor histórica, que até o dia 6 de outubro de 2020, já havia quebrado recordes de calor de mais de 100 anos. A meteorologista Josélia Pegorim explica o que vai ocorrer com a temperatura no Brasil até o fim da primeira quinzena de outubro e mostra que esta histórica onda de calor de 2020 está chegando ao fim.

"O enfraquecimento do sistema de alta pressão e uma frente fria quase parada ao largo do litoral da Região Sudeste permitem que as instabilidades voltem a se desenvolver sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. O calor diminui nessas regiões e, no Sul, a temperatura também diminui. Faz até frio no feriado."

 

LEIA TAMBÉM: Rio Verde tem recorde de máxima temperatura e ainda pode esquentar e secar mais

 

 

No Centro-Oeste, apesar da diminuição do calor, os dias ainda vão ser quentes. No sábado, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e o centro-norte de GO têm sol o dia todo. Faz calor. As demais áreas da Região têm pancadas de chuva à tarde e no início da noite. No domingo sol o dia todo em Mato Grosso do Sul. O calor diminui. Pancadas e chuva à tarde no DF e nos demais estados. Dia 12 as pancadas de chuva acontecem principalmente à tarde em quase todo o Centro-Oeste. Apesar do calor não chove no sul e leste de MS.

 

LEIA TAMBÉM: Final da semana que se inicia em Goiás, pode ter chuvas por conta de formação de frente fria

 

 

No entanto, o que já pode ser afirmado é que a situação deve melhorar nos próximos dias, isso segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que uma frente fria oriunda da Região Sul junto com a umidade da Região Norte começaram a se deslocar pela Região Sudeste e devem chegar até Goiás por volta dos dias 11 (domingo) e 12 (segunda/feriado) deste  mês. No domingo já podem ocorrer poucos chuvisqueiros, as temperaturas devem começar a cair e a umidade relativa do ar melhorar. É importante destacar que as temperaturas não vão cair bruscamente, ou seja, onde está em torno de 40º pode oscilar entre 32º e 34º. Para segunda-feira a incidência de chuvas é maior. Os chuvisqueiros e chuvas leves após dias de calor como os que estão ocorrendo ultimamente podem vir acompanhadas de rajadas de vento com intensidade de moderada a forte e também pode ocorrer queda de granizo.

 

LEIA TAMBÉM: Inmet emite alerta de onda de calor; sequência de recorde de temperaturas pode continuar

 

 

Quanto a Rio Verde confira a seguir as previsões segundo o Inmet para Sábado, Domingo e Segunda:

 

 

 

 

 

Fonte: Cimehgo, Climatempo, Inmet e Semad

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: