segunda-feira, 29 de abril de 2024

Final da semana que se inicia em Goiás, pode ter chuvas por conta de formação de frente fria

POR | 04/10/2020
Final da semana que se inicia em Goiás, pode ter chuvas por conta de formação de frente fria

Portal Goiás

N

Nos último dias, os goianas, incluindo rio-verdenses, tem sofrido com o clima e suas temperaturas esta semana. Em Rio Verde, mais uma vez o professor e climatologista Gilmar Oliveira Santos, que é responsável pela Estação de Climatologia de Rio Verde, publicou novo vídeo de recorde de máxima temperatura da cidade. Esse é o segundo consecutivo, já que aconteceu outro no meio da semana passada. Hoje a temperatura chegou pela primeira vez a mais de 40°C, chegando a 40,1ºC. Assista:

 

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Infelizmente, um novo recorde 40,1°C (04/10)

Uma publicação compartilhada por Agroclimatologia Rio Verde GO (@agroclimatologia_rioverde_go) em

 

 

As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar devem continuar no início desta semana em Goiás. Em alguns municípios goianos o índice por ficar abaixo dos 12%. No entanto, a partir de quinta feira (08/10) uma frente fria deve começar a se formar na região Sul do Brasil.

 

 

 

 

Essa massa de ar frio também deve puxar a umidade da região Norte e juntas devem se deslocar e subir pelo país. E a torcida é para que isso aconteça, o quanto antes. Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Amorim, explica que a massa de ar seco e quente gradativamente vai perder intensidade. Essa perda da “força”, de acordo com André, vai possibilitar o avanço da frente fria pelo Brasil central, a formação de áreas de instabilidade e a partir dos dias 11 e 12 são esperadas chuvas leves a moderadas nos municípios goianos. A massa de ar fria também deve influenciar na melhora da qualidade da umidade relativa do ar. André ressalta ainda que após dias de calor as áreas de instabilidades que se formam podem vir acompanhadas de rajadas de vento com intensidade de moderada a forte e também pode ocorrer queda de granizo como ocorreu em Goianésia, Alto Paraíso e Pilar de Goiás no último dia 22.

 

Fonte: Cimehgo e Semad

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: