domingo, 28 de abril de 2024

Inmet emite alerta de onda de calor; sequência de recorde de temperaturas pode continuar

POR | 05/10/2020
Inmet emite alerta de onda de calor; sequência de recorde de temperaturas pode continuar

Divulgação

O

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta segunda feira (05/10) um alerta de onda de calor com temperatura 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias em Goiás. De acordo com comunicado, o alerta compreende as áreas do Distrito Federal, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense e Oeste Tocantinense. Em casos de ocorrências, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil do município e ou o Corpo de Bombeiros, através do número 193. Em Rio Verde, em menos de uma semana, o município bateu seu recorde de máximo de temperatura por duas vezes. A última aconteceu ontem, com um registro de 40,1ºC, divulgado pelo professor e climatologista Gilmar Oliveira Santos, que é responsável pela Estação de Climatologia de Rio Verde.

 

 

E esse não foi o primeiro alerta do Instituto para a região do Sudoeste goiano. Rio Verde e região também já estava com alerta por conta da baixa umidade relativa do ar. Este primeiro alerta inclui toda a área demarcada de vermelho no mapa acima: parte de Goiás e Mato Grosso. O aviso começou 12:00h e tem previsão de término às 18:00h. O Instituto usa a cor vermelha como uma situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos ocorrência de danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana, com risco potencial para incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc). As recomendações são para beber bastante água, manter uma alimentação saudável e evitar atividades físicas entre 10h e 16h.

 

 

Os municípios goianos que estão no alerta do Inmet são: Acreúna, Adelândia, Americano Do Brasil, Amorinópolis, Anicuns, Aparecida Do Rio Doce, Aporé, Araçu, Aragarças, Araguapaz, Arenópolis, Aruanã, Aurilândia, Avelinópolis, Baliza, Bom Jardim De Goiás, Bom Jesus De Goiás, Britânia, Buriti De Goiás, Cachoeira Alta, Cachoeira De Goiás, Caçu, Ceres, Caiapônia, Carmo Do Rio Verde, Castelândia, Chapadão Do Céu, Córrego Do Ouro, Crixás, Diorama, Doverlândia, Edéia, Faina, Fazenda Nova, Firminópolis, Goiás, Goiatuba, Gouvelândia, Guaraíts, Guarinos, Heitoraí, Inaciolândia, Indiara, Ipiranga De Goiás, Iporá, Israelândia, Itaberaí, Itaguari, Itaguaru, Itajá, Itapaci, Itapirapuã, Itapuranga, Itarumã, Itauçu, Ivolândia, Jandaia, Jaraguá, Jataí, Jaupaci, Jussara, Lagoa Santa, Matrinchã, Maurilândia, Mineiros, Moiporá, Montes Claros De Goiás, Montividiu, Morro Agudo De Goiás, Mossâmedes, Mozarlândia, Nazário, Nova América, Nova Crixás, Novo Brasil, Palestina De Goiás, Palmeiras De Goiás, Palminópolis, Paranaiguara, Paraúna, Perolândia, Piranhas, Porteirão, Portelândia, Quirinópolis, Rio Verde, Rubiataba, Sanclerlândia, Santa Fé De Goiás, Santa Helena De Goiás, Santa Rita Do Araguaia, Santo Antônio Da Barra , São João Da Paraúna, São Luís De Montes Belos, São Patrício, São Simão, Serranópolis, Taquaral De Goiás, Turvânia, Turvelândia, Uruana e Vicentinópolis.

 

LEIA TAMBÉM: 

 

 

 

Fonte: Inmet e Cihmego

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: