quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Em Goiás, segundo dados preliminares de 2019, foram notificados 44 casos suspeitos de sarampo, com a confirmação de 3 casos, sendo que 15 continuam em processo de investigação nos municípios de Posse, Luziânia, Senador Canedo, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Goiânia, Caçu e Valparaíso.
Nessa semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou dois casos de sarampo em Goiânia. Trata-se de um homem, de 45 anos, e o filho dele, um recém-nascido de apenas um mês de vida. O órgão ainda investiga dez casos suspeitos e oito foram descartados. O último registro da doença na capital tinha sido em 1998.
Ela afirmou ainda que os dois já não têm risco de contaminar novas pessoas e que pai e filho estão se recuperando bem.
Além destes dois casos, um outro já havia sido confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A pessoa infectada é um homem, que mora em Alto Paraíso de Goiás, região norte do estado. De acordo com o órgão, ele contraiu a doença em São Paulo e apresentou os sintomas em Santa Catarina.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) iniciou na última semana a vacinação de crianças na faixa etária de 6 meses a menores de um ano (11 meses e 29 dias) devido o risco aumentado de complicações, hospitalizações e mortalidade neste grupo.
A dose ‘zero’ não será considerada para rotina, necessitando que os pais e ou responsáveis levem novamente as crianças para receberem a dose das vacinas Tríplice Viral, aos 12 meses, e Tetra Viral, aos 15 meses.
Também estão disponíveis doses da vacina Tríplice Viral para a população de 1 a 49 anos, sendo recomendadas para faixa etária de 1 a 29 anos duas doses da vacina contendo componente sarampo e de 30 a 49 anos uma dose. Essa vacinação é seletiva, ou seja, feita a partir da avaliação da situação vacinal do paciente que procurar a sala de imunização, por isso a importância da população, ao procurar a unidade de saúde para vacinar-se, levar o cartão de vacina para avaliação do profissional de saúde. Além do sarampo, a vacina tríplice viral protege contra rubéola e caxumba.
Para pessoas que perderam o cartão de vacinação, a orientação é procurar uma unidade de saúde para buscar os registros de vacinação no sistema online.
Saiba mais
Vacinação em Rio Verde: fique atento às mudanças!
Atenção sobre a vacinação contra o Sarampo em Rio Verde!
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.