quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rio Verde

Atenção sobre a vacinação contra o Sarampo em Rio Verde!

POR Jornal Somos | 16/08/2019
Atenção sobre a vacinação contra o Sarampo em Rio Verde!

Marcelo Camargo (EBC)

C

Considerando a situação epidemiológica de sarampo no Brasil, Rio Verde está em alerta para possíveis casos suspeitos. No ano de 2019, nenhum caso suspeito foi notificado no município de Rio Verde, por isso ainda não está recomendado pelo Ministério da Saúde nenhum dia D para vacinação contra o Sarampo no município.

 

Crianças de seis meses a menores de um ano de idade que forem para municípios que apresentam surto ativo de sarampo devem ser vacinadas, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

 

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a Rubéola e a Caxumba, e é indicada para pessoas a partir dos 12 meses até 29 anos de idade. São administradas duas doses de vacina com componente sarampo (tríplice viral e/ou tetraviral), conforme situação vacinal encontrada.

 

Para pessoas de 30 a 49 anos de idade, recomenda-se uma dose da vacina tríplice viral, caso ainda não tenha sido vacinado com as duas doses, conforme situação vacinal encontrada.

 

As Unidades Básicas de Saúde que possuem sala de vacinas são: UBS Bandeirantes, UBS Morada do Sol, UBS Valdeci Pires, UBS Bairro Popular, UBS Vila Borges, UBS Gameleira, UBS Laranjeiras, UBS Promissão, CAIS Centro, Posto de Saúde Ouroana, Posto de Saúde Riverlândia, Posto de Saúde Lagoa do Bauzinho.

 

Casos no país

Desde a primeira semana de 2019, o Brasil registrou 1.388 casos confirmados de sarampo, sendo que 1.322 deles (95,2%) ocorreram no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e no Paraná. Nas últimas semanas do mês de julho, as ocorrências epidemiológicas apresentaram uma disparada no número de casos confirmados, intensificada pelo estado de São Paulo. Durante este período, 1.226 novos pacientes com a doença foram recebidos pelas unidades de saúde, sendo que 1.220 eram infecções ocorridas em território paulista.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: