quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e Terceiro Setor, Rômulo Corrêa de Paula, e a promotora de Justiça Maria Cristina de Miranda estiveram na sede da concessionária Enel Distribuição Goiás, em Goiânia, para discutir a qualidade dos serviços prestados pela empresa em todo o Estado. No encontro, necessário devido ao aumento no número de reclamações recebidas pelo Ministério Público no mês de janeiro e nos primeiros dias de fevereiro, foram apresentadas demandas de diversas comarcas goianas, referentes, principalmente, à descontinuidade dos serviços e demora na religação.
Na oportunidade, foram entregues cópias de alguns dos procedimentos em trâmite no MP sobre a má prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica. Entre as reclamações encaminhadas ao CAO estão Alto Paraíso de Goiás, Corumbaíba, Faina, Goiás, Maurilândia, Minaçu, Montividiu, Mozarlândia, Orizona, Panamá, Rio Verde, Sanclerlândia, Santa Helena de Goiás e Serranópolis.
A Enel firmou o compromisso de informar ao MP registros de eventuais ocorrências que prejudiquem a prestação do serviço, oferecendo ciência prévia das providências para solução do problema e instruindo a atuação preventiva das Promotorias de Justiça do Estado. Esta informação será encaminhada ao CAO do Consumidor e Terceiro Setor e, posteriormente, remetida aos órgãos dos municípios.
O CAO Consumidor, por sua vez, encaminhará à Enel lista dos conjuntos elétricos cujos indicadores de continuidade mais se distanciam das metas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que a concessionária estipule prazo para atendimento integral às exigências regulamentares.
Problemas
A Enel afirmou que problemas pontuais na rede, entre os quais a queima de transformadores e o rompimento de cabos, geraram falhas no fornecimento de energia elétrica nos municípios de Bom Jesus de Goiás, Minaçu e Senador Canedo.
Quanto às demais reclamações apresentadas por consumidores de todo Estado, foi apontado que, em decorrência de um acidente fatal ocorrido em janeiro com colaborador terceirizado no município de Portelândia, na Região Sudoeste do Estado, foi suspenso o contrato firmado com a empresa prestadora de serviços de manutenção da região, o que implicou a imediata retirada de circulação de 35 equipes. Para equacionar o atendimento, segundo a Enel, foram deslocados profissionais de outras localidades, os quais desconheciam a região e tiveram dificuldades na manutenção do quantitativo de atendimentos. O remanejamento pode ter sido responsável pelo comprometimento da qualidade do atendimento prestado em todo o Estado.
Participaram, pela Enel, o diretor de Relações Institucionais, Humberto Eustáquio Tavares Corrêa; a especialista em Regulação; Daniela Marília; o responsável pelo Atendimento a Grandes Clientes, Marcelo Mundim, além de Jaqueline Rodrigues, do Setor Jurídico, e Daniel Lopes, Ouvidor da concessionária.
Próximo encontro
Na próxima sexta-feira (15/2), será realizada nova reunião entre o MP, dirigentes de Procons municipais e representantes da Enel, para apresentação de demandas locais.
Saiba Mais
Representantes e autoridades de Rio Verde se reúnem na sede da Enel
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.