sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Dia D de Combate ao Aedes Aegypti é realizado nesta sexta-feira, dia 30, em todo o País. A mobilização conscientiza sobre a importância de eliminar criadouros do agente transmissor da dengue, chikungunya e zika. A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) desenvolve a ação em diversas escolas estaduais.
O combate ao mosquito é um tema aplicado nas unidades estaduais de Goiás ao longo de todo ano, por meio do programa Saúde na Escola. A partir dele, os alunos aprendem sobre os hábitos do Aedes e o risco que ele oferece à saúde. A partir disso, as crianças e adolescentes recebem instruções de como eliminar os criadouros, evitando a proliferação do mosquito. Também são incentivados a repassar o aprendizado os pais, amigos e familiares.
O Colégio Estadual de Aplicação Professor Manuel Caiado (da cidade de Goiás), e o Colégio Estadual Adolpho Batista (de Anápolis), por exemplo, desenvolveram ações que envolveram não só a comunidade escolar, como toda a comunidade da região. Nas duas unidades os alunos se envolveram com a limpeza dentro e fora da escola, contribuindo com a eliminação de criadouros do mosquito.
Atualmente 535 escolas estaduais são pactuadas ao Saúde na Escola, que é desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação. O programa existe desde 2007 e possui 12 temas, entre eles práticas corporais; prevenção ao uso do álcool e outras drogas; promoção e avaliação de saúde bucal; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e combate à obesidade. De todos temas, o combate ao Aedes Aegypti é o único obrigatório, sendo aplicado de forma contínua nas escolas.
O objetivo geral do programa é promover a saúde dos estudantes e prevenir doenças. A adesão das escolas ocorre em ciclos e as vagas são limitadas. A expectativa é que, em 2019/20, mais unidades estaduais possam aderir ao Saúde na Escola. A ação na Seduce é desenvolvida pela Superintendência de Inclusão, por meio da equipe de Programas Transversais.
Leia também:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10