quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Funcionário do HUGO iniciam paralisação

POR Jornal Somos | 23/10/2018
Funcionário do HUGO iniciam paralisação

Reprodução/Secretaria Estadual de Saúde

A

Após o não-pagamento dos salários no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), os funcionários resolveram realizar uma paralização a partir de hoje (23). Foi realizada uma assembleia na última quinta-feira (18) em frente ao Hospital, onde enfermeiros e técnicos de enfermagem decidiram que caso os salários não fossem regularizados até ontem (22), a paralização seria oficializada.

 

O Instituto de Gestão em Saúde (Gerir), responsável pela administração do Hugo, foi notificada na sexta-feira (19) sobre a decisão dos servidores. Os salários referentes ao mês de setembro deveriam ter sido pagos até o quinto dia útil desse mês, mas segundo os mais de 500 trabalhadores, os atrados são constantes e o pagamento ainda não foi efetuado.

 

O Ministério Público já havia protocolado uma ação civil pública para tentar garantir o pagamento dos salários. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO), Flaviana Alves, explica que os atrasos já acontecem há pelo menos dois anos e que isso tem penalizado os servidores.

 

Cada mês de atraso resulta em uma multa de R$ 700 mil para a Gerir, mas uma liminar garantiu à Organização Social (OS) e ao estado uma suspensão provisória da multa.

 

 

Além da falta de pagamento dos salários, outro fator que foi decisivo na formalização da paralização é a falta de condições de trabalho. No dia 24 de setembro, o Hospital de Urgências de Goiânia foi interditado pela Superintendência Regional do Trabalho de Goiás (SRTE/GO) por falta de medicamentos e insumos, incluindo luvas, seringas, curativos e pomadas.

 

 

A paralisação é gradativa e inicialmente, estarão suspensos apenas os serviços de condução de pacientes intra-hospitalar e cirurgias eletivas.

 

 

Saiba mais:

HUGO recebe verba para o fim da interdição

HUGO passa a atender menos pessoas

Contratos de OS são questionados pelo Ministério Público

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: