quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou, na segunda-feira (13), que 78 municípios goianos serão submetidos à testagem em massa para detecção de casos de Covid-19 em seus territórios. Do total de 36 cidades da região sul-sudoeste de Goiás, 23 estão inseridas nessa testagem, incluindo Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Jataí e outras (confira a lista completa no final da matéria). As localidades foram escolhidas conforme critérios técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), juntamente à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“Ficaremos responsáveis pela coleta, e a Fiocruz pelo transporte do material e divulgação do resultado em até 48 horas. Acredito que teremos a capacidade de rastreamento [da doença] muito grande, pedindo o apoio de todas as estruturas municipais para podermos realizar o isolamento”, explanou Caiado, em coletiva de imprensa, onde também divulgou o Decreto n° 9.692/2020 que permite o funcionamento de atividades consideradas não essenciais no Estado. (clique e leia mais)
Segundo a titular da Suvisa, Flúvia Amorim, a distribuição dos kits de testagem foi iniciada já na segunda (13), afirmando que, em Goiás, são utilizados como parâmetro todas as medidas nacionais e internacionais de sucesso. Sendo assim, será disponibilizado no Estado o teste RT-PCR também à pacientes de quadro leve ou apenas sintomas gripais, assim como foi realizado na Nova Zelândia e demais países que controlaram o avanço da doença.
A estimativa é que quase dois terços da população goiana seja testada, o que auxiliará na estratégia de isolamento intermitente para manter estável a curva de contágio do novo coronavírus.
Os municípios do sul-sudoeste goiano que farão testagem em massa são:
1) Acreúna;
2) Bom Jesus de Goiás;
3) Caçu;
4) Caldas Novas;
5) Catalão;
6) Chapadão do Céu;
7) Goiatuba;
8) Ipameri;
9) Itumbiara;
10) Jataí;
11) Maurilândia;
12) Mineiros;
13) Montividiu;
14) Morrinhos;
15) Palmeiras de Goiás;
16) Piracanjuba;
17) Pires do Rio;
18) Quirinópolis;
19) Rio Verde;
20) Santa Helenda de Goiás;
21) São Simão;
22) Silvânia;
23) Vianópolis.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Pais cobram respostas enquanto estudantes perdem aulas na reta final do ano letivo.