quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Começa amanhã, na quinta-feira (21), a vacinação das crianças de 3 a 4 anos de idade contra a Covid-19, em Rio Verde. Os imunizantes estarão disponíveis no Cais Centro, na Clínica da Família São Tomaz e na Clínica da Família do Bairro Martins.
A vacinação inciará no município após a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) ter liberado e iniciado, nesta quarta-feira (20), a imunização desta faixa-etária com a Coronavac. Segundo a SES-GO, já existem doses disponíveis para o início da vacinação, e no caso das poucas cidades que estão sem estoque, as equipes regionais irão retirar as vacinas na rede de frios e fazer a distribuição.
“Estamos orientando que os municípios iniciem imediatamente a vacinação. Temos na nossa rede de frios um quantitativo de vacinas de CoronaVac. E temos nos estoque dos municípios um quantitativo que garante o início dessa vacinação, garantindo, inclusive, a segunda dosa para crianças nessa faixa etária”, disse Cristina Laval, assessora técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde.
O Butantan retomará a produção da Coronavac
E nesta quarta-feira (20), o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, afirmou que o Instituto Butantan irá importar 8 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da China, para retomar a produção do imunizante Coronavac.
Serão 10 milhões de doses produzidas, que irão ser destinadas à vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. A aplicação nessa faixa etária foi aprovada por unanimidade na semana passada e aguarda a inclusão no Programa Nacional de Imunizantes (PNI).
Leia mais sobre a aprovação da vacinação desta faixa etária.
A previsão do governo é que essas doses fiquem prontas no mês de agosto. E caso não sejam compradas pelo Ministério da Saúde, serão utilizadas para a vacinação das crianças do estado de São Paulo. Segundo o governo, a quantidade produzida será suficiente para imunizar as crianças brasileiras, desta faixa etária, com a 1ª dose.
"Tomamos essa decisão hoje, antes mesmo da inclusão no PNI (Programa Nacional de Imunizações), para que a gente tenha vacina suficiente para vacinar as crianças de São Paulo e colocá-las à disposição do Ministério da Saúde para vacinar as crianças do Brasil. A importação deve levar algumas semanas para que, se possível, no mês de agosto, a gente tenha essas vacinas disponíveis e poderemos começar a imunização dessas crianças”, disse Rodrigo Garcia.
(Fontes: G1)
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela redação do Jornal Somos
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.