quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rio Verde

Saiba a importância e prevenções da vacina contra gripe

POR Jornal Somos | 11/04/2019
Saiba a importância e prevenções da vacina contra gripe

Curta Mais

A

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 e Influenza (A e B) teve início nesta quarta-feira (10) e se estenderá até o dia 31 de maio, tendo como “Dia D” , o dia 04 de maio para todos os grupos prioritários (Leia mais).

 

A Enfermeira responsável pela Imunização do Município Gislaine Leão, contou ao JORNAL SOMOS a importância da campanha de vacinação para os grupos prioritários que são as crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

 

Para não correr o risco de perder a vacinação de acordo com o período, Gislaine explica que o término da campanha talvez possa não ser prorrogado e faz um alerta. “Pedimos a toda população do grupo prioritário para que siga o cronograma semanal e não deixar para ir vacinar depois do dia 31 de maio, pois ainda não sabemos se a campanha irá prorrogar”.

 

A enfermeira explica como irá funcionar o cronograma. “Na primeira semana, estaremos imunizando as crianças de 6 meses à menores de 6 anos, as gestantes e os grupos prioritários com prescrição médica e indicação da patologia, após serão os professores e a população que vive em cárcere privado”.

“Nós pedimos a esta população que vá até a unidade de saúde conforme o cronograma da semana, se for o grupo de comormidades levar a prescrição médica, se for profissional da saúde apresentar crachá ou contracheque para comprovar que está atuando naquela área, as gestantes e as puérperas levar comprovação de gestação ou a certidão de nascimento que é um documento que o hospital emite” explicou Gislaine.

 

Sobre os números de casos da gripe no município, Gislaine conta que ainda não obteve nenhum caso confirmado. “Notificações temos todo ano, que são suspeitas de H1N1, mas até a data de hoje nós não temos nenhum caso confirmado no município de Rio Verde”.

 

A enfermeira contou a importância da gestantes estar se vacinando contra a gripe. “Este ano temos que focar muito esse ano nas crianças, gestantes e puérperas. Nas gestantes temos que ficar bem atentas porque não há nenhum risco para o bebê somente benefícios, a gestante imunizando, sua criança ficará imunizada após o nascimento até o sexto mês de vida, por isso a vacina é indicada para crianças a partir dos seis meses de vida. Então é muito importante que a gestante se imunize porque automaticamente estará imunizando o seu bebê até o sexto mês de vida também”.

 

Prevenção

Aos cuidados para prevenção de qualquer vírus, a enfermeira orienta que a população se atente mais com a higiene das mãos e tomem os devidos cuidados durante o período de seca na região. “Pedimos a toda população que procure tomar a vacina, que tomem alguns cuidados, orientamos por conta do período sazonal, para que ao tossir, ao espirrar colocar a mão, proteger com um lenço, usar umidificadores nos ambientes, lavar as mãos, usar o álcool em gel, essas são precauções para qualquer pessoa sobre qualquer transmissão de vírus”.  

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: