quinta-feira, 28 de março de 2024

Rio Verde

Rio Verde fará parte do Ranking Nacional do Nelore

POR Jornal Somos | 15/02/2019
Rio Verde fará parte do Ranking Nacional do Nelore

ACNB

D

Durante a apresentação da programação da Expo Rio Verde 2019, também foi oficializada a participação do município na integração do Ranking Nacional do Nelore.

 

 

O diretor Augusto Gonçalves Martins informou que já está oficializada a participação do município. “Rio Verde vai participar e foi oficializado, como uma exposição que integrará o Ranking Nacional do Nelore, com a característica de participar no Circuito Amarelo, que é um circuito que foi criado pela Associação Brasileira dos Criadores de Nelore. São 9 exposições no Brasil, do Nelore Padrão, Rio Verde é uma delas e 6 exposições no Brasil no Nelore Mocho que Rio Verde também é uma delas. No Brasil somente 4 cidades foram incluídas nas duas raças, no Nelore Padrão e Mocho, sendo Uberaba, Rio Verde, Barretos e Londrina”.

 

 

 

O Ranking Nacional do Nelore

 

 

O Ranking Nacional da Raça Nelore foi criado em 1993 pela ACNB. A longo dos anos se consolidou como uma ferramenta de valorização de seus participantes e tornou-se um instrumento de consulta indispensável ao mercado. Tem como objetivo:

 

 

 

  • Fomentar a Raça Nelore em todo território Nacional;
  • Promover a confrontação de animais e criatórios das diversas regiões, a fim de se avaliar e evidenciar o desenvolvimento da raça;
  • Premiar e valorizar criadores que se destacam no trabalho de melhoramento e divulgação da raça nelore;
  • Proporcionar o intercâmbio de idéias, experiências e informações entre técnicos e criadores, incentivando adoção de métodos racionais de manejo e criação;
  • Dar conhecimento ao público das características raciais e produtivas do Nelore;
  • Incentivar o contínuo Processo de seleção e melhoramento genético da Raça.

 

 

 

 

Configurado sob a forma de um campeonato, o Ranking contabiliza as pontuações obtidas através da confrontação de animais e criatórios nas exposições agropecuárias oficializadas pela ACNB em todo o país. Para participar do Ranking Nacional é necessário que o expositor seja sócio da ACNB na categoria pleno e esteja com suas obrigações sociais em dia.

 

 

 

 

 

O ano calendário do Ranking Nacional compreende o período entre outubro do ano corrente a setembro do ano seguinte. Os campeonatos disputados são:

 

 

 

Melhor Expositor, Melhor Criador, Campeonato Supremo, Melhor Novo Expositor, Melhor Novo Criador, Melhor Fêmea Jovem, Melhor Fêmea Adulta, Melhor Macho Jovem, Melhor Macho Adulto, Melhor Reprodutor, Melhor Matriz.

 

 

 

Nos campeonatos de Melhor Novo Expositor e Melhor Novo Criador participam somente os expositores e criadores que iniciaram sua participação no Ranking Nacional nos últimos 3 anos calendários.  O fechamento do ano calendário sempre acontece durante a Expoinel (Exposição Internacional do Nelore) que ocorre na segunda quinzena de setembro, em Uberaba-MG.

 

 

  

Com o objetivo de fomentar e divulgar a raça Nelore, motivando os expositores a participarem das exposições regionais, foram criados os Rankings Regionais e as Copas Inter-Regionais. Nestes campeonatos podem também concorrer criadores e expositores associados da ACNB na categoria produtor, com suas obrigações sociais em dia. Os campeonatos disputados são os mesmos do Ranking Nacional. Os criadores, expositores e animais poderão disputar simultaneamente os campeonatos nacionais, regionais e copas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: