quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Nesta quarta-feira (7) em Rio Verde profissionais da enfermagem de hospitais públicos e privados da cidade iniciaram uma manifestação pacífica saindo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e caminhando até o Hospital Municipal de Rio Verde.
A mobilização tem o intuito de protestar contra a decisão de suspensão do piso nacional da enfermagem tomada pelo Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinada no domingo (4/9).
Leia mais sobre a suspensão do piso nacional da enfermagem.
A convocação para os atos foi definida pelo Fórum Nacional da Enfermagem, que reúne entidades como a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e o Conselho Federal da Enfermagem (Cofen).
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se posicionou contra a suspensão nas redes sociais e destacou que a decisão atende a classe empresarial, que não quer pagar os “valores justos” aos serviços prestados pela Enfermagem.
“Todos os estudos de impactos orçamentários foram devidamente apresentados e debatidos com todos os entes da União, estados e municípios, de maneira plural e transparente junto ao Congresso Nacional, com análise técnica do sistema Cofen/Conselhos Regionais. Portanto, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais entende que essa decisão de suspensão é discutível por não haver qualquer indício mínimo de risco para o sistema de saúde”, afirmou a publicação no Twitter.
A presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) reforçou a convocação de um protesto caso a liminar não seja derrubada.
Os atos estão marcados para sexta-feira (9/9) e devem acontecer em frente a hospitais e casas de saúde.
Fontes: Metrópoles
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.