terça-feira, 23 de abril de 2024

Primeiro caso confirmado de Coronavírus ainda não é motivo para pânico, mas adia feira Tecnoshow

POR | 12/03/2020
Primeiro caso confirmado de Coronavírus ainda não é motivo para pânico, mas adia feira Tecnoshow

James Mateus

O

O Prefeito de Rio Verde, Dr. Paulo do Vale, junto do Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Ribeiro e médicos especialistas, concederam entrevista coletiva no final da tarde de hoje, quinta-feira (12), abordando sobre o primeiro caso de Coronavirus confirmado na cidade. Leia aqui.

 

De acordo com o prefeito, a mulher de 61 anos, encontra-se em processo de quarentena em sua residência, seguindo todas as recomendações que preconizam o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde. "Conversei com a paciente hoje, ela se encontra bem e não há necessidade de ir para uma unidade hospitalar.", Afirmou. Paulo do Vale também ressaltou que todas as pessoas que tiveram contato com a mulher estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica, são 28 ao todo, porém, nenhuma apresenta qualquer sintoma da doença.

 

O Prefeito ainda deixou claro que não é necessário pânico entre a população, tendo em vista que o município já estava preparado há mais de 30 dias para a chegada da doença, submetendo assim, os profissionais e unidades de saúde em uma capacitação para combate ao vírus. "Os mais vulneráveis a contrair o vírus são os idosos e portadores de doenças imunossupressivas como diabetes, lúpos, artrite entre outras, e pessoas passando por tratamentos como o de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise por exemplo.", explica o prefeito. Segundo Paulo do Vale, Crianças e jovens têm poucas chances de contrair a doença.

 

O Secretário Municipal de Saúde alertou que os cuidados básicos para precaução ao vírus passam pela auto higienização. "Lavar bem as mãos e não tossir ou espirrar nelas. O ideal é utilizar a parte de dentro do braço para isso.", alertou. Eduardo Ribeiro ainda pontuou que neste momento a preocupação é com pessoas que tiveram ou têm, algum contato com alguém infectado ou com suspeita, e pessoas que viajaram para fora do país recentemente. A princípio, quem se sentir gripado, pode se auto medicar com os remédios já conhecidos para isso, e caso persista os sintomas, deve procurar uma unidade de saúde.

 

Por conta dos primeiros casos de Coronavirus confirmados em Goiás, o governador Ronaldo Caiado junto do prefeito Paulo do Vale, decidiram por adiar a data da Tecnoshow deste ano, prevista para ser realizada no final do mês, devido o risco espalhar o vírus, tendo em vista que milhares de pessoas visitam a feira diariamente, inclusive, moradores de outros países.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: