quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rio Verde

Paciente em Rio Verde está entre os 3 primeiros casos de Goiás de Coronavírus

POR | 12/03/2020
Paciente em Rio Verde está entre os 3 primeiros casos de Goiás de Coronavírus

Secretaria Municipal de Saúde

A

A Secretaria de Saúde de Rio Verde divulgou hoje, quinta feira (12/03), de manhã que existia uma paciente do sexo feminino que estaria com a suspeita de ter adquirido o novo coronavírus. Entretanto, em coletiva de imprensa, as 16 horas da tarde, o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), afirmou que existem três casos confirmados em Goiás, entre eles, o de Rio Verde.  Os exames foram feitos pelo Laboratório de Saúde Publica Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen/GO), em Goiânia.

 

Segundo informações do próprio secretário de Saúde, Eduardo Ribeiro, a mulher, que é moradora de Rio Verde, esteve recentemente viajando para Espanha, e que após retornar sentiu um desconforto respiratório e procurou a unidade de saúde.

 

Desta forma, ela atenderia aos requisitos mínimos para entrar para a lista, e já aguardava o resultado dos últimos exames, que saíram hoje a tarde. Ela está em isolamento domiciliar sendo monitorada pelos profissionais de saúde. O secretário acrescenta ainda que todos com quem a mesma teve contato recentemente, também estão sendo monitorados pela chamada “Ação de Bloqueio”, e que “caso qualquer um deles tenha sintomas, também será imediatamente isolado”.

 

Os outros dois casos de Goiás são de duas mulheres de Goiânia, de 31 e 38 anos, respectivamente. A mais jovem viajou para os EUA e a outra, para a Itália. Nenhuma delas apresentou sintomas graves e estão em isolamento domiciliar.

 

A vigilância epidemiológica já foi informada e acompanha o caso. Eduardo lembra também que “em 85% o paciente tem uma gripe leve, como é o caso desta paciente. E que o maior problema são os pacientes crônicos, que tem uma resposta imunológica mais difícil, o que pode levar à morte, como pode acontecer com os mais idosos”.

 

A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio Verde informou através de nota publicada de manhã que “A paciente foi notificada pelo estado como suspeita e a SMS já realizou a coleta para testagem. Ela está em quarentena em sua própria casa e, caso seja confirmado, ela será encaminhada diretamente para a unidade de referência em Goiânia. Neste momento, a SMS reforça que a população deve manter a calma, pois a situação está sob-controle.”    

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: