sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/Tv Rio Verde
A Polícia Civil de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, investiga oito policiais militares suspeitos de matar três jovens e um adolescente e simular uma troca de tiros para justificar a ação, em maio de 2022. O nome de nenhum dos militares foi divulgado e, segundo a polícia, todos continuam trabalhando normalmente.
Segundo o delegado Adelson Candeo, que investiga a operação, a versão dos oito militares envolvidos é de que o carro das vítimas furou um bloqueio policial em alta velocidade na GO-210. Por conta disso, a equipe começou uma perseguição, foi atingida por disparos e precisou reagir.
Os policiais também dizem que socorreram os suspeitos alvejados, os levando para um hospital próximo. Mas as investigações indicam que o tiroteio nunca aconteceu e que as vítimas chegaram nitidamente mortas à unidade de saúde.
“Em depoimento a essa delegacia, o médico da UPA fez um relatório policial dizendo que as quatro vítimas do confronto chegaram lá vivas, ele cita até os detalhes [...]. Entretanto colhemos imagens da UPA e percebemos que nenhuma das vítimas chegou lá viva. E o médico retifica seu depoimento na delegacia, dizendo que sim, as quatro vítimas já estavam mortas há algum tempo, e que ele somente fez aquele relatório dizendo que elas estavam vivas, por coação dos militares.” Explicou o delegado em entrevista à TV Rio Verde.
Adelson Candeo ressalta ainda que investigação do caso começou no dia dos fatos. Mas o Inquérito Policial apurado pela PM entendeu que não havia qualquer irregularidade. Sendo assim, todos os policiais continuam trabalhando.
Outra contradição, segundo a investigação, está relacionada a um vídeo que mostra o carro das vítimas perto de Rio Verde cerca de 1 hora após ter sido parado pelos policiais. O veículo faz o trajeto de volta pra rodovia. O delegado acredita que nesse momento o carro estava sendo dirigido por um dos militares.
Os corpos foram exumados recentemente, para novos exames em busca de evidências.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.