sábado, 20 de abril de 2024

Forças de segurança fazem doação de sangue nos Hemocentros de Goiás nesta sexta-feira

POR | 16/04/2021
Forças de segurança fazem doação de sangue nos Hemocentros de Goiás nesta sexta-feira

Arquivo PRF/Rede social

E

Em comemoração ao Dia Mundial da Hemofilia, celebrado amanhã, dia 17 de abril (sábado), hoje (sexta-feira, 16/04) as forças de segurança de Goiás fazem doação de sangue nos hemocentros estaduais.

 

 

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás ao longo desta semana realizou a 1ª Semana Goiana de Conscientização da Hemofilia e durante a campanha é proposta a doação durante todo o mês de abril (clique e leia mais). Inédito em Goiás, a ação tem como objetivo levar informação sobre a doença à população.

 

 

A campanha “Sangues das forças, sangue do bem” contará com a participação de integrantes da Polícias Rodoviária Federal (PRF), Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Exército, Detran, Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Guarda Civil Metropolitana e Agência Prisional. De acordo com o inspetor da PRF, Newton Morais, agentes de todas as forças estarão empenhados, tanto na capital, quanto no interior, nesta ação voltada para o Dia Internacional da Hemofilia.

 

 

Para fazer a doação e sangue ou medula (outra opção de doação possível através da rede Hemocentro), atualmente, por conta da pandemia, é necessário realizar um agendamento do dia e horário em que se fará a doação. A orientação é que os voluntários façam o agendamento da doação no pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457, e que não deixem usar máscara, cobrindo a boca e o nariz, para irem até o banco de sangue.

 

 

Quem pode doar

 

Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos, fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus.

 

 

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. No caso da vacina contra o coronavírus, é preciso esperar 48 horas após a aplicação da Coronavac ou Covaxin, e sete dias após a aplicação das demais.

 

 

Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

 

 

 

Fonte: SES-GO, Hemocentro e Idtech

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: