sexta-feira, 26 de abril de 2024

Rio Verde

Goiás promove pela primeira vez Semana sobre Hemofilia no Estado

POR | 12/04/2021
Goiás promove pela primeira vez Semana sobre Hemofilia no Estado

Divulgação/Bayer

A

A partir de hoje, segunda-feira (12/04), até sábado (17), estará sendo realizado em Goiás a 1ª Semana Goiana de Conscientização da Hemofilia de Goiás, organizado pelo Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Hemofilia, celebrado em 17 de abril.

 

 

A ação acontece pela primeira vez no Estado e tem como objetivo levar informação sobre a doença à população. De acordo com divulgação feita pela Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), durante a semana, serão realizadas ações de conscientização, como doação de sangue. O evento contará com o apoio da Associação dos Hemofílicos do Estado de Goiás.

 

 

O ponto alto das atividades será na sexta-feira (16/04), quando uma força-tarefa de várias entidades se unirão para doação de sangue no Hemocentro Coordenador e demais unidades da Hemorrede Pública de Goiás. Participarão desse movimento a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Guarda Civil Metropolitana e Agência Prisional.

 

 

 

O que é?

 

A hemofilia é um distúrbio hemorrágico genético e hereditário ligado ao cromossomo X, que afeta principalmente pessoas do sexo masculino e é caracterizado pela deficiência de uma proteína da coagulação sanguínea. E o Hemocentro Coordenador é referência em Goiás para o tratamento de pacientes diagnosticados com coagulopatias, incluindo a hemofilia. O Hemocentro Regional de Rio Verde também dispõe de serviço ambulatorial para o tratamento dessa doença.

 

 

Atualmente, são aproximadamente 600 pacientes com hemofilia atendidos pelas unidades de Goiânia e Rio Verde. Os pacientes dispõem de equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e um laboratório especializado) preparada para promover atendimento humanizado e orientações sobre a condução do tratamento de forma individualizada.

 

 

A médica hematologista do Hemocentro Maria Amoreli afirma que a pessoa com hemofilia apresenta baixa atividade do fator VIII ou fator IX. Pessoas com deficiência de atividade do Fator VIII têm hemofilia A, enquanto aquelas com deficiência de atividade do Fator IX têm hemofilia B, prejudicando a formação de coágulos e, por esse motivo, os sangramentos demoram muito mais tempo para serem controlados.

 

 

 

Fonte: SES-GO/Idtech

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: