sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rio Verde

Cultura rio-verdense é promovida em noite especial

POR Jornal Somos | 14/11/2018
Cultura rio-verdense é promovida em noite especial

Foto: Jornal Somos

N

Na noite de ontem (13), foi promovido um evento em nome do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCI) e pela Associação de Jornalistas e Escritores Brasileiros (Ajeb) na Câmara Municipal de Rio Verde para o lançamento do livro "Meus Escritos Compilados: Juntos e Misturados", da escritora Zilda Peres, além do lançamento e posse dos membros da Ajeb - Rio Verde.

 

NOVOS MEMBROS DA INBRASCI

 

No início da cerimônia, foram apresentados os primeiros membros do Instituto Brasieiro de Culturas Internacionais para tomarem os seus lugares. Fundada no dia 8 de maio de 2008, a primeira diretoria do InBrasCI - GO completou uma década em 2018. Foi realizada uma homenagem aos primeiros membros e foram introduzidos os novos membros, junto ao juramento:

  • João Gabriel Lima Costa, novo Diretor Jurídico do InBrasCI;
  • Andresa de Souza Martins;
  • Carlos Augusto;
  • Laudelino Nogueira Guimarães Júnior;
  • Thelma Cunha e Silva;
  • Welson Cardoso Barros

 

HOMENAGEM À BENJAMIN SPADONI

 

Benjamin Spadoni faleceu no dia 27 de agosto deste ano. Foi diretor Presidente de uma universidade, foi um dos primeiros produtores rurais de uma grande cooperativa, escritor e de uma grande importância para toda a sociedade rioverdense. Benjamin Benoni Martins Spadoni, nascido em 02 de outubro de 1936, infelizmente perdeu a luta contra uma triste doença, o câncer, vindo a óbito aos 82 anos de idade.

 

Representado por sua esposa, Nelci Spadoni, recebeu uma homenagem póstuma e condecoração.

 

HOMENAGEM À ENTIDADES RIOVERDENSES

 

Uma das tarefas da Ajeb e InBrasCI é dar reconhecimento e visibilidade a pessoas e instituições que são significativas para a nossa sociedade, então foram homenageadas duas instituições rioverdenses: Associação Pestalozzi de Rio Verde, Centro de Atendimento Educacional Especializado Dunga de Ensino Especial e GARV, Guardiões dos Autistas de Rio Verde. Com oito membros da Associação Pestalozzi, foi apresentado um número de dança.

 

LANÇAMENTO E POSSE DA AJEB RIO VERDE

Como explicado por Zilda Mendonça, coordenadora-presidente da Ajeb Rio Verde, a meta da instituição será empoderar as mulheres vítimas de violência e divulgar os artistas locais. "Precisamos dar vez e voz aos músicos e poetas de nossa cidade, que não possuem tanta divulgação. Poucas pessoas procuram cultura e muitas não sabem valorizar, então vamos divulgar e enaltecer as pessoas que fazem coisas lindas e maravilhosas na nossa cidade", ela conclui.

 

De acordo com informações da AJEB Nacional, em 1969, a Associación de Periodists Y Escritoras de México, sob a Presidência de Gloria Salas de Calderón, convocou uma primeira Reunión Mundial de Periodistas Y Escritoras, na qual as convidadas, seguindo um temário, apresentaram trabalhos sobre diferentes aspectos de suas profissões. Compareceram representantes de 37 países, dentre eles o Brasil. A Hellê Vellozo Fernandes, jornalista e escritora, coube honrosa obrigação de fundar uma filial ao Brasil –dentro do prazo de um ano. Assim, em 08 de abril de 1970, em Curitiba, Paraná, foi fundada a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB.

 

Desde então muito tem sido feito com o objetivo de implantar Coordenadorias da AJEB em todos os Estados brasileiros de modo validar o objetivo da AJEB Nacional: estimular a união de jornalistas e escritoras de todo o Brasil, sob o lema: “A perenidade do pensamento pela palavra". Por meio de suas coordenadorias, ela estimula a união das jornalistas e escritoras de todo o Brasil, fomentando a harmonia nacional e internacional; promovendo o intercâmbio de conhecimentos, ideias, experiências, amizade e respeito entre suas associadas e com associações congêneres; incentivando o aperfeiçoamento profissional de suas associadas, através da participação em cursos, seminários e encontros culturais.

 

A Ajeb Goiás então foi instalada no último dia 13, com os seguintes nomes confirmados para a coordenação:

  • Zilda Mendonça, Coordenadora Presidente;
  • Ana Luiza de Lima Guimarães Costa, Vice-Coordenadora;
  • Viviane Mendonça, Primeira Secretária;
  • Oníria Guimarães, Segunda Secretária;
  • Milka Márcia da Silva, Primeira Tesoureira;
  • Camilla Paes Leme, Assessora de Comunicação.

 

LANÇAMENTO DO LIVRO

 

Finalizando a cerimônia, a Professora, Historiadora, Pedagoga, Pesquisadora e Escritora Zilda Pires fez o lançamento de seu livro "Meus Escritos Compilados: Juntos e Misturados". Zilda agradeceu a paceria da Câmara Municipal para a realização da noite e leu algumas páginas de seu livro. Com o apoio da Fundação Municipal da Cultura, foram vendidos exemplares de suas obras durante o evento.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: