quarta-feira, 24 de abril de 2024

Nota de falecimento: morre médico Benjamin Spadoni e ex diretor Hospital Presbiteriano e ex Reitor na UniRV

POR Jornal Somos | 27/08/2018

O médio e gestor Benjamin Spadoni foi uma figura pública e social de importância para Rio Verde pelos feitos construídos com seu apoio.

Nota de falecimento: morre médico Benjamin Spadoni e ex diretor Hospital Presbiteriano e ex Reitor na UniRV

Site Hospital Presbiteriano Dr Gordon

N

Na manhã de hoje (27), Rio Verde perdeu um homem que deu o seu melhor para a área da saúde, teve grande importância no crescimento de um hospital da cidade, foi diretor Presidente de uma universidade, foi um dos primeiros produtores rurais de uma grande cooperativa, escritor e de uma grande importância para toda a sociedade rioverdense. Benjamin Benoni Martins Spadoni, nascido em 02 de outubro de 1936, infelizmente perdeu a luta contra uma triste doença, o câncer, vindo a óbito aos 82 anos de idade.


Conheça um pouco da história de vida e de importância do Dr Benjamin Spadoni


O Centro Cirúrgico Dr. Benjamin Spadoni recebeu este nome em homenagem ao médico que se dedicou mais de 40 anos à cirurgia no Hospital Presbiteriano Dr Gordon.


Seu relacionamento com o Hospital Presbiteriano Dr. Gordon iniciou antes mesmo de se formar médico. Em suas férias da faculdade, Benjamin vinha para Rio Verde trabalhar e aprender o ofício de médico com Dr. Gordon e Dr. Carlos Patrício.


Logo que se formou em Medicina, pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1962, mudou-se para Rio Verde, juntamente com sua esposa Nelci Spadoni, em janeiro de 1963 para trabalhar no Hospital Evangélico.


Nos anos de 1966 e 1967 foi enviado pela Missão Presbiteriana do Brasil Central ao Saint Francis Hospital in Whichita, Kansas, para estudar Patologia e Citologia. Tal fato foi importante para o Hospital para fortalecer ainda mais os exames realizados do laboratório. No período que residiu nos EUA, foi aprovado no ECFMG (Educational Commission for Forein Medical Graduates) exame que habilita o médico estrangeiro a praticar a medicina nos EUA.


Quando retornou ao HERV, foi professor da Escola de Enfermagem Cruzeiro do Sul por longos anos. Assumiu a Direção do Hospital por 25 anos, alternando a mesma com os médicos Dr. Paulo de Tárcio Álvares e Dr. José Marques Ferreira. Neste período foi construída a ala nova do hospital, na década de 70.


Foi um dos idealizadores e motivadores da construção da UTI no hospital. Nos anos que dedicou ao hospital, exerceu a medicina com dignidade e excelência, principalmente como cirurgião, palavra com a qual gostava de se apresentar. Sem dúvida, é difícil separar sua imagem de médico e cirurgião.


Trabalhou no conhecido Hospital Evangélico até 2002, totalizando 39 anos de dedicação ao hospital. Foi membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, assim como anestesista certificado pela Associação Brasileira de Anestesiologia. Foi Diretor Presidente da FESURV e professor de Filosofia no curso de Ciências Contábeis na referida instituição, era também Mestre em Educação Religiosa pelo Instituto Andrew Jumper da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Defendeu a dissertação sobre Tratamento da Dependência por Drogas.Sua mais recente atuação era de tutor do curso de Medicina da UniEvangélica em Anápolis, onde também exercia a medicina no ambulatório da Missão Vida.


Dr Benjamin Spadoni deixou um legado de vida enorme sobre ser uma pessoa influente e ainda assim fazer parte de uma bela história de luta pelo bem estar dos outros e conhecimento para os estudantes. Sua força e ajuda ao próximo será deixado com maestria para as próximas gerações.


O velório acontece na Igreja Presbiteriana Aliança, no Bairro Canaã, com previsão de início às 13h e o sepultamente será realizado amanhã (28).

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: