sexta-feira, 29 de março de 2024

Rio Verde

Campanha de vacinação antirrábica pode não acontecer

POR Jornal Somos | 19/11/2019
Campanha de vacinação antirrábica pode não acontecer

Foto: Wildes Barbosa / O Popular

A

A campanha de vacinação contra a raiva ainda não tem data para acontecer, e a possibilidade de não haver uma na rede pública é grande. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), ainda não foram repassados os lotes pelo Ministério da Saúde (MS) e o orgão ainda não se manifestou oficialmente.

 

A SES-GO informou em nota que apenas depois do parecer do Ministério da Saúde que é possível, juntamente com as secretarias municipais de saúde, definir a melhor estratégia para a imunização antirrábica de cães e gatos. São entregues em média 1,3 milhão de doses da vacina antirrábica canina. Ao longo do ano de 2019 foram entregues somente 50 mil dosses de vacinas em Goiás, que tem uma população canina de 1.245.000.

 

O MS confirmou a quantidade de vacinas enviadas, e disse que para a realização de campanha serão distribuidas para outros locais, sendo eles todos os municípios do Maranhão, e outras cidades do Nordeste, assim como as que fazem fronteira com a Bolívia, cidades no Estado do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima e Acre, devido ao risco epidemiológico.

 

Segundo o coordenador da vigilância Leonardo Vieira, não haverá necessariamente um dia específico para a vacinação de cães e gatos contra a raiva em Rio Verde e região. No entanto o coordenador esclarece que a vacinação está sendo realizada diariamente “as pessoas que procuram a Unidade de Vigilância e Zoonoses, tem seus animais imunizados”.

 

A ideia de um dia para a vacinação de cães e gatos não é descartada, porém Leonardo deixa claro que não pode ser chamado de Dia D, já que não é algo nacional e sim municipal, a intenção é que seja realizada ainda neste mês de novembro.

 

No momento é aguardada uma resposta do Estado para que sejam enviadas mais doses e com esse envio será realizado o Dia de Campanha da Imunização Antirrábica no município.

 

Leia também:

http://jornalsomos.com.br/rio-verde/detalhe/campanha-de-vacinacao-contra-a-raiva-e-adiada

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: