quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rio Verde

Campanha de vacinação contra a raiva é adiada

POR Jornal Somos | 21/08/2019
Campanha de vacinação contra a raiva é adiada

Divulgação

A

A campanha de vacinação contra a raiva que geralmente se inicia na segunda quinzena de setembro foi adiada para novembro devido à falta de vacinas para a cidade de Rio Verde. A notícia veio através de um memorando enviado para o Centro de Zoonoses de Rio Verde.

 

Poliana Martins, médica veterinária e coordenadora do Centro de Zoonoses diz estar negociando a disponibilização de um pequeno estoque para os meses de setembro e outubro. Até a normalização, a recomendação do Ministério da Saúde é que animais que devem ser vacinados nesse período recebam a vacina na rede particular.

 

Por memorando enviado, a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás diz:

 “Considerando que os estoques estratégicos da VARC serão garantidos para bloqueio de foco dos casos de raiva em cães e gatos, bem como para a campanha de todos os municípios do estado do MA e município dos estados da Região Nordeste (CE, PE, PI, RN) e fronteira com a Bolívia (MS, MT, RO e AC), obedecendo critérios de prioridade de acordo com o risco epidemiológico definido, segundo a nota informativa nº 51/2019;

A Coordenação de Zoonoses da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás está adiando a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos em todo o Estado de Goiás, haja vista que o dia “D” estava agendado para o próximo dia 21 de Setembro do corrente ano e não iremos dispor a VARC para a realização da mesma, de acordo com o cronograma de entrega do imunobiológico apontado na Nota Informativa nº 51/2019-CGZV/DEIDT/SVS/MS (em anexo)”  

 

As vacinas costumam estar disponíveis na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ ou CCZ) o ano todo. Porém o estoque possuído é valido até o final do mês para a zona rural. A escassez de vacinas ocorre não só em Rio Verde como em todo o país, e as vacinas disponíveis são priorizadas para áreas de risco.

A campanha de vacinação já teve início na zona rural na terça-feira (13) todas as terças e quintas e se encerra no final do mês de agosto.

No ano de 2018 foram cerca de 1316 animais vacinados na zona rural sendo 1099 cães e 217 gatos, e a estimativa é que a quantidade de animais vacinados seja maior esse ano, já que até agora foram cerca de 659 animais.

Por fim Poliana passa o seguinte recado: “A raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao ser humano. A vacinação garante a imunização do animal, protegendo indiretamente o ser humano. Não deixe de vacinar seu cão ou gato, pois a raiva mata.”

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: