terça-feira, 23 de abril de 2024

Goiás

TCU publica relatório que aponta melhora com gestão da Enel

POR Jornal Somos | 06/12/2019
TCU publica relatório que aponta melhora com gestão da Enel

Reprodução

O

O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu um relatório ontem, quinta feira (06/12), que aponta que a Enel apresentou “sensível melhora” a partir de 2018. O relatório foi pedido pelo Congresso Nacional, por meio do deputado federal goiano José Nelto (Podemos), e o próprio deputado contesta o conteúdo do documento.

 

O TCU ainda apontou que desempenho está dentro dos limites contratuais, apesar da auditoria apontar “descumprimento reiterado de limites regulatórios”. Esses limites regulatórios foram colocados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para todas as distribuidoras. “Eu questiono o relatório do TCU, a situação ficou dez vezes pior”, declarou parlamentar, que solicitou o documento e é líder do Podemos na Câmara Federal, segundo reportagem publicada pelo Mais Goiás. A demanda foi feita para a Comissão de Minas e Energia.

 

Entretanto, após o relatório, o parlamentar declarou que o relatório do TCU não tem valor para ele. “Prova disso é que a empresa entregou só 16% da energia que foi acordada, este ano. [Por isso,] eu questiono o relatório do TCU, a situação ficou dez vezes pior.”

 

A Enel Distribuição Goiás declarou, por meio de nota, que tem atendido acima do previsto no plano de ações e investimentos, acordado em agosto com o Ministério de Minas e Energia, a Aneel e o Governo Estadual. Confira a nota na íntegra da Enel:

“A Enel Distribuição Goiás esclarece que está atendendo acima do previsto no plano de ações e investimentos, acordado em agosto com o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o governo estadual. A empresa reforça que está cumprindo rigorosamente o cronograma estabelecido para acelerar o aumento da oferta de energia em todo o Estado. A Enel esclarece que, em relação à demanda reprimida, seguindo a previsão definida no acordo em agosto deste ano, está prevista a liberação de 100 MVA até dezembro, com a conclusão de obras estruturais complexas e importantes para o Estado, como as subestações nos municípios de Mineiros e Anápolis. De agosto a novembro, a companhia concluiu 19% do acordado para o ano, o que representa o dobro do previsto para o período. A empresa reforça, ainda, que realizou até novembro mais de 45% das ações previstas para o ano, sendo que o previsto era atender cerca de 35%.”

 

Leia também:

Ministério Público de Goiás entra com ação civil pública contra Enel

Presidente da Enel diz que não há fundamento legal para cassar concessão

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: