quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Procon Goiás alerta consumidores para a Black Friday e publica planilhas de apoio

POR | 17/11/2020
Procon Goiás alerta consumidores para a Black Friday e publica planilhas de apoio
E

Esta semana, o Procon Goiás divulgou as planilhas de preços de 1210 produtos já anunciados em ofertas ou que podem entrar em promoção. Essa planilha é para ajudar os consumidores que pretendem aproveitar as promoções da Black Friday (27/11), segundo nota do próprio órgão. A lista contempla uma grande diversidade dos itens mais procurados nesta data comercial: eletroeletrônicos como televisores, celulares e notebooks. Também foram pesquisados itens da linha branca como geladeiras e fogões.

 

 

A publicação desta relação, de acordo com o Procon Goiás, é resultado de um intenso trabalho de campo realizado na semana passada, quando as equipes do Procon percorreram 50 estabelecimentos comerciais, sendo principalmente as redes varejistas, em Goiânia e em Aparecida de Goiânia. Mas servem também como referência também para outras cidades. Desta forma, o órgão acredita que cientes desses valores, os consumidores poderão compará-los aos preços que serão praticados no dia 27 de novembro e, se for constatada elevação de preço em relação ao que foi consultado anteriormente, o Procon Goiás deverá ser acionado para autuar o estabelecimento imediatamente. A lista completa pode ser encontrada no site do Procon .

 

 

Isso porque muitas infrações podem acabar acontecendo. As principais infrações observadas pelo Procon Goiás durante a realização da Black Friday são publicidade enganosa e a  não oferta do produto. Também é preciso ficar atento para o cumprimento da Lei Estadual nº 19.607 (2017), que obriga os fornecedores, no Estado de Goiás, a informar ao consumidor o histórico de preços de produtos e serviços em promoção. A legislação ajuda o consumidor a identificar o menor preço nesta relação e assim saber se a promoção é autêntica ou enganosa.

 

 

O Procon ainda afirma que como o volume de vendas mais expressivo deve acontecer pela internet, em função da pandemia, os anúncios publicados em sites também estão sendo monitorados pelos fiscais dele e serão comparados aos preços promocionais praticados no dia 27 de novembro. Uma equipe de fiscais ficará de plantão para averiguar as denúncias que chegarem ao órgão pelo telefone e pela plataforma Procon Web.

 

 

O superintendente do Procon Goiás, Allen Viana, afirma que os fiscais estão vigilantes para evitar possíveis fraudes nesta época. “A Black Friday tem como principal função movimentar o comércio e a economia, o que é muito importante neste tempo de crise provocada pela pandemia da Covid-19. No entanto, o Procon Goiás trabalha efetivamente para preservar os direitos dos consumidores e impedir que eles sejam enganados, com eventuais ‘maquiagens de preços’”.

 

 

O Procon Goiás lembra que em caso de suspeita ou constatação de irregularidades, o Procon Goiás poderá ser acionado pelos seguintes canais de atendimento: Denúncias: 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior); Reclamações: Consumidor.gov (www.consumidor.gov.br) ou Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).

 

 

LEIA TAMBÉM: Correios lançam campanha Black Friday 2020 com live e debates

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: