sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Goiás recebe mais 136.350 doses de vacina contra Covid-19

POR | 08/04/2021
Goiás recebe mais 136.350 doses de vacina contra Covid-19

Reprodução/rede social

N

Na manhã desta quinta-feira (08/04), o governador de Goiás anunciou a chegada de mais 136.350 doses de vacina contra Covid. A divulgação aconteceu durante uma videoconferência do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), com os prefeitos e secretários municipais de saúde. Estiveram presentes na reunião online o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, e a superintendente de vigilância epidemiológica de Goiás, Flúvia Amorim.

 

 

A palavra de ordem das autoridades estaduais junto às autoridades municipais é que seja regularizada o quanto antes a atualização e lançamento dos registros de vacinas aplicados para que os números que estão sendo cobrados nacionalmente pelo Ministério da Saúde, possam ser próximos da realidade de cada município goiano.

 

 

Segundo o governador, torna-se incoerente, por exemplo, que ele peça mais vacinas para um município se nos registros de aplicação conste apenas 51% de doses utilizadas das que foram entregues (como é o caso de Aparecida de Goiânia). - Clique e Leia também

 

“É necessário para que as pessoas se atentem à burocracia, resumiu o governador. “Não tem a menor lógica estarmos em 8º lugar no ranking de vacinação. Pedi aos prefeitos e secretários que priorizem as vacinas, e não parem em feriados e finais de semana. Não tem como explicar parar esta atividades diante do contexto.

 

 

 

O gestor da saúde estadual, Alexandrino, também explicou como funcionam estes processos, principalmente quanto ao sistema de informação do Plano Nacional de Imunização (SIPNI), onde devem ser registradas as vacinas e as aplicações. Inclusive os casos em que o envase esteja incompleto para que assim o Ministério tenha ciência do número de doses possíveis a serem aplicadas.

 

 

Ainda dentro da fala do governador, ele explicou que por uma portaria nacional do Ministério da Saúde, a partir desta remessa de vacinas, 30% do total deve ser utilizada na aplicação da primeira dose aos profissionais de Saúde que ainda não receberam a 1ª etapa de prevenção à Covid, usadas para os trabalhadores que não foram imunizados até o momento e seguindo os critérios do PNI. Nesta remessa, assim, serão aproximadamente 49.000 doses para eles.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: