terça-feira, 16 de abril de 2024

Brasil

Três estados brasileiros já aderiram ao lockdown para conter o avanço da Covid-19

POR Ana Carolina Morais | 06/05/2020
Três estados brasileiros já aderiram ao lockdown para conter o avanço da Covid-19

Jeferson Stader / Secap

O

O Brasil está iniciando uma adesão ao sistema de lockdown, em determinadas localidades mais prejudicadas, como forma de conter o avanço da Covid-19. Atualmente, são 3 estados – Maranhão, Pará e Ceará – que inseriram, em 15 cidades, este sistema de restrição que é marcado pelo seu alto nível de rigorosidade.

 

 

O estado do Maranhão possui o registro de 4.530 casos confirmados e 271 óbitos em decorrência da doença. Diante deste cenário, nesta terça-feira (5) o lockdown foi iniciado em 4 cidades maranhenses: Raposa, Paço do Lumiar, Ilha de São Luís e São José de Ribamar. A medida terá a validade de 10 dias e restringirá a circulação de pessoas nas ruas. Além disso, foram implementados 50 postos de fiscalização e controle em todo o Estado.

 

 

No Pará, com 4.472 confirmações de Covid-19 e 369 mortes, o sistema começará a funcionar, de início, de forma educativa, perdurando de quinta-feira (7) à domingo (10). O estado foi o segundo a adotar o lockdown e o implementará em 10 municípios: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Vigia (nordeste), Santo Antônio do Tauá (nordeste), Breves (Marajó). Em caso de descumprimento das medidas na região, punições serão aplicadas.

 

 

Já no Ceará, estado que ocupa o 3º lugar dos piores índices de coronavírus no país, registrando 11.470 casos confirmados e 795 óbitos, o lockdown será inserido na sexta-feira (8) apenas em Fortaleza, sua capital. Os veículos particulares da cidade só poderão trafegar em casos devidamente justificados, porém os ônibus, táxis, mototáxis e transporte de aplicativo seguirão normalmente para garantir o funcionamento das atividades essenciais.

 

 

Lockdown em Goiás

 

Em território goiano, a cidade de Cristianópolis, que possui aproximadamente 3 mil habitantes e se localiza a 90 km de Goiânia, o prefeito Jairo Gomes (PSB) decretou o lockdown na cidade nesta terça-feira (5), porém, assinou um decreto anulando a medida horas depois.

 

 

O balanço da Secretaria Estadual de Saúde indica que o município não possui casos confirmados do novo coronavírus. Segundo a população, a preocupação surgiu após se confirmar que havia casos da doença em uma fazenda da cidade vizinha, onde trabalham alguns moradores de Cristianópolis.

 

 

O governador Ronaldo Caiado (DEM) se pronunciou ontem sobre a questão do lockdown informando que não pensa na adoção desta medida, apenas em voltar a restringir alguns setores, caso seja necessário. “Nunca existiu isso [lockdown] na nossa discussão. Na semana passada identificamos uma queda no isolamento social. Caso haja uma resistência em não atender aos protocolos, aí sim pensaremos em um decreto para voltar à situação anterior”, esclareceu. (leia mais aqui)

 

 

Mas o que é lockdown?

 

O lockdown é um método de contingenciamento da Covid-19 de caráter emergencial. Este sistema impõe diversas restrições e permite o funcionamento apenas de poucos serviços essenciais, o que auxilia na redução da curva de casos da doença, permitindo uma maior porção de tempo para que as autoridades reorganizem o sistema de saúde.

 

 

Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, os “países que implementaram [o lockdown], conseguiram sair mais rápido do momento mais crítico”. Estão na lista de usufruidores desta medida aqueles mais afetados com a Covid-19, como a China, Itália, Estados Unidos e Espanha.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: