quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Os meses são divididos por cores na área da saúde. Existe o Novembro Azul, Outubro Rosa, Dezembro Vermelho, Janeiro Branco. Fevereiro Roxo, Setembro Amarelo, entre outros. Esse mês se trata do Setembro Amarelo, que é o mês em apoio à prevenção do suicídio.
Por isso, o Jornal Somos está realizando uma série especial sobre o setembro amarelo para para a conscientização sobre a realidade do suicídio.
Falar sobre um assunto delicado como esse é necessário para que as pessoas se conscientizem da importância do diálogo e afeto para quem sofre de algum transtorno.
Uma das causas do suicídio pode ser a depressão, que na linguagem corrente, tem sido empregado para designar tanto um estado afetivo normal (a tristeza), quanto um sintoma, uma síndrome e uma (ou várias) doença(s), provocando perda de interesse nas rotinas habituais. A depressão pode ser classificada como leve, moderada ou grave.
A psicóloga Emanueli Sperandio Gomes pontuou os principais sintomas de quem sofre com depressão.
É necessária atenção aos 4 D:
Depressão, Desesperança, Desamparo e Desespero.
Humor deprimido ou irritabilidade;
Alterações no sono;
Alterações no apetite;
Agitação ou retardo psicomotor;
Fadiga ou sensação de perda de energia;
Culpa excessiva;
Sentimentos de medo;
Pensamentos de morte;
Ideação suicida;
Tentativa de auto extermínio;
Isolamento social;
Transtornos de Humor;
Transtornos Afetivos.
Não é brincadeira, não é frescura, não é falta de Deus. É uma doença como qualquer outra, que, infelizmente, pode ocasionar o suicídio. O ideal é que não deixemos de ajudar, de apoiar, de transmitir amor e afeto, não somente no mês de setembro, mas em todos os momentos. A sua compreensão e apoio poden salvar uma vida.
Leia mais:
Setembro amarelo: o que podemos fazer para ajudar quem precisa
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.