sábado, 20 de abril de 2024

Rolando de Souza, braço direito de Ramagem, é escolhido por Bolsonaro para o comando da Polícia Federal

POR Ana Carolina Morais | 04/05/2020
Rolando de Souza, braço direito de Ramagem, é escolhido por Bolsonaro para o comando da Polícia Federal

Reprodução / Romanews

O

O delegado Rolando Alexandre de Souza foi nomeado, nesta segunda-feira (4), como novo diretor-geral da Polícia Federal pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele é considerado braço direito de Alexandre Ramagem (barrado para a chefia da PF pelo STF), uma vez que ocupava, desde setembro de 2019, a convite do mesmo, o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Inteligência – Abin. A nomeação foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”.

 

 

Anteriormente, o nome cotado para o comando da PF era de Alexandre Ramagem, que chegou a ser nomeado por Bolsonaro, entretanto esta decisão presidencial foi barrada e suspensa há cinco dias pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, devido a provas que indicavam desvio de finalidade e interferência política. (leia mais aqui)

 

 

O histórico do novo comandante da PF, Rolando de Souza, conta com o cargo de superintendete deste órgão policial em Alagoas entre 2018 e 2019, após, como já dito, assumiu o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Abin a convite de Ramagem. Além disso, já foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e também ocupou cargos de chefia na Divisão de Combate a Crimes Financeiros e na superintendência em Rondônia.

 

 

Posse relâmpago

 

Após poucas horas de sua nomeação, Rolando Alexandre de Souza foi empossado, sem qualquer cerimônia ou evento, ocorrendo apenas a assinatura do termo de posse no gabinete do presidente.

 

 

 

 

Atualização 13:08

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: