sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Queiroga confirma dois casos de deltacron no Brasil

POR | 15/03/2022
Queiroga confirma dois casos de deltacron no Brasil

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Arquivo/Agência Brasil

N

Na manhã desta terça-feira (15/03), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou há existência de dois casos da variante deltacron no Brasil, que seria uma mistura da delta com a ômicron. Os casos estão nos estados do Pará e do Amapá, sendo um caso em cada estado.

 

"Essa variante que seria uma junção da omicron com a delta, né? Deltacron, que tem mais na França e alguns outros países da Europa. Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. Um no Amapá, outro no Pará. E nós monitoramos todos esses casos, isso é fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil", afirmou Queiroga a jornalistas na entrada do ministério.

 

 

Marcelo ainda completou sobre o papel das autoridades neste contexto afirmando que "É uma variante de importância, que requer o monitoramento. Então as variantes são classificadas como variantes de importância, variantes de preocupação, e as autoridades sanitárias estão aqui para, diante dessas situações, tranquilizar a população brasileira".

 

 

Ele repetiu, como vem fazendo nas últimas semanas, que o foco das pessoas no momento deve ser tomar a dose de reforço da vacina, para quem ainda não tomou.

 

"As medidas são as mesmas, e, se eu tivesse, meu amigo e minha amiga que me ouve, que indicar uma medida, é a aplicação da dose de reforço. Aplicar a dose de reforço é importante", orientou o ministro.

 

 

Os primeiros casos brasileiros dessa nova combinação de variantes acontecem exatamente em dois dos Estados que pertecem a região Norte em que a cobertura vacinal contra a Covid tem se apresentado mais baixa. O Estado do Amapá possui uma das menores campanhas até o momento com 45,5% do esquema vacinal completo para Covid-19.

 

 

LEIA TAMBÉM: Nova variante que combina cepas Ômicron e Delta é monitorada pela OMS

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: