quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou ontem a noite, segunda feira (28/12) ter feito a certificação de "Boas Práticas de Fabricação" da empresa Pfizer. A farmacêutica americana, que tem como parceira a indústria BionTech, é a terceira a receber o certificado das envolvidas na produção da vacina contra a Covid-19 no Brasil. Segundo a nota publicada pela Anvisa, o processo foi concluído no sábado (26) após a Agência ter recebido todas as informações necessárias.
A certificação de boas práticas é um dos pré-requisitos para que seja autorizado o uso da vacina no Brasil. A verificação é feita de duas formas: por meio de inspeções da Anvisa ou de relatórios de inspeção elaborados por autoridades reguladoras com equivalência regulatória à brasileira que integrem o Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica.
Ontem mesmo, a farmacêutica informou que não irá submeter a sua vacina para o uso emergencial no Brasil e deve se apoiar na chamada submissão contínua. O que de forma simples significa que esperarão correr os trâmites legais do governo federal e documentos que já foram acordados. Se fosse feito de forma emergencial, na prática, agilizaria o protocolo.
Faltando apenas uma das empresas serem certificadas pela Anvisa, agora é esperar o tempo para chegar a data oficial do início do Plano Nacional de Imunização, que ainda não foi divulgada pelo Ministério da Saúde, a qual, segundo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, "soltou" semana passada pode ser entre 10 e 20 de fevereiro de 2021 (clique e leia).
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.