sexta-feira, 04 de julho de 2025
Redação Jornal Somos
A partir da última sexta-feira (29), os segurados da Previdência Social que precisam passar por perícia médica poderão cadastrar a documentação médica por meio do aplicativo Meu INSS. E com isso o perito médico federal poderá analisar a documentação de forma remota.
É o que ficou previsto na portaria conjunta nº 7, publicada no Diário Oficial da União pelo Ministério do Trabalho e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela dispensa a emissão de parecer conclusivo da Perícia Médica Federal para casos de incapacidade laboral do segurado.
A portaria “possibilita a concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por meio de análise de atestado ou laudo médico apresentado pelo requerente”, segundo o ministério.
A expectativa é que com essa medida, o atendimento pericial do segurado seja mais ágil e reduza o tempo de espera por perícias.
Leia mais sobre a concessão do auxílio-doença sem a perícia médica.
Fontes: Agência Brasil
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela redação do Jornal Somos
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Comissão Especial de Direito Animal da OAB/GO lança campanha para combater o abandono de animais durante as férias de julho
Levantamento mostra como diferentes gerações e perfis familiares moldam o comportamento dos viajantes no Brasil em 2025