quinta-feira, 18 de abril de 2024

Hacker preso pelo vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros é acusado por invadir sistemas do Senado

POR Ana Carolina Morais | 26/03/2021
Hacker preso pelo vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros é acusado por invadir sistemas do Senado

Reprodução / Segredos do Mundo

O

O hacker conhecido como VandaTheGod, preso há uma semana em Uberlândia (MG), na última sexta-feira (19), suspeito do maior vazamento de dados do Brasil, onde foram divulgadas informações restritas de 223 milhões de cidadãos, foi acusado por invadir os sistemas do Senado Federal, após denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF), e responderá pelos crimes de invasão de dispositivo informático e divulgação de segredo.

 

 

O ataque ao Senado ocorreu depois que o hacker obteve indevidamente dados e acesso ao e-mail de um ex-servidor público, sendo realizado em agosto do ano passado. De acordo com o MPF, o acusado fez um vídeo “expondo a fragilidade de segurança da rede” no momento em que acessava os sistemas internos da casa legislativa, gravação, esta, que foi publicada na internet.

 

 

A decisão que aceitou a denúncia foi concedida pelo juiz federal Frederico Botelho, da 10ª Vara Federal, sendo publicada na última terça-feira (23). Para o magistrado, “os fatos imputados ao denunciado são descritos de forma clara e objetiva”, bem como “está demonstrada a plausibilidade das alegações contidas na denúncia, que expõe de forma circunstanciada todos os fatos alegadamente criminosos”.

 

 

O requerimento do MPF demonstra que o hacker confessou a autoria destes ataques durante o interrogatório, descrevendo o “modus operandi”, revelando, ainda, que o acesso à rede do Senado foi realizado por meio de um computador e conta de internet de um amigo, publicando os dados nas redes sociais, inclusive alguns trechos do inquérito policial que foi aberto, posteriormente, para investigar a invasão, o que demonstra que ele agiu de “forma consciente e voluntária”.

 

 

(Com informações do G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: