quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O hacker suspeito do maior vazamento de dados do Brasil, onde foram divulgadas informações restritas de 223 milhões de cidadãos, foi preso em Uberlândia (MG), nesta sexta-feira (19), pela Polícia Federal, durante a operação nomeada de Deepwater, que também apreendeu diversos equipamentos eletrônicos, como dispositivos de armazenamento e um computador. Segundo as investigações, realizadas pela Diretoria de Inteligência Policial da PF, o hacker é conhecido como Vandathegod.
Além da prisão do hacker responsável, ainda são cumpridos 5 mandados de busca e apreensão nas cidades de Uberlândia (MG) e Petrolina (PE), expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da PF. A suspeita é que alguns dos alvos dos criminosos sejam autoridades públicas.
A investigação foi iniciada após ser requerida, no dia 28 de janeiro, pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), responsável por cuidar da proteção de informações pessoais e por estabelecer e fiscalizar o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil.
Foram identificados pela polícia tanto o hacker suspeito de obter, divulgar e comercializar os dados dos 223 milhões de brasileiros – onde continham CPF’s, CNPJ’s, nomes completos e endereços –, quanto o hacker que estaria vendendo estas informações por meio de suas redes sociais.
(Com informações do G1)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.