sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Governo lança novo canal para denúncia de telemarketing abusivo

POR Jornal Somos | 22/07/2022
Governo lança novo canal para denúncia de telemarketing abusivo

Freepik

O

Os brasileiros ganharam um novo canal direto para denunciar empresas de telemarketing que insistem na prática abusiva no contato com o consumidor. Após a determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) de combater o problema, foi disponibilizado um canal na internet, onde pode ser feita a denúncia.

 

“No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (discagem direta a distância - quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços”, informou o  Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

As denúncias serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e encaminhadas aos Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), para que sejam analisadas e seja aberto um processo administrativo caso não estejam de acordo com as medidas. 

 

No início desta semana 180 empresas tiveram suas atividades suspensas por telemarketing abusivo. Essa medida foi tomada devido a quantidade de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br nos últimos três anos.

Leia mais sobre!

 

Fontes: Agência Brasil

 

*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela redação do Jornal Somos 

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: