sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Começa na meia noite de amanhã (4) o Horário de Verão. Brasileiros de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal devem adiar os seus relógios em uma hora em relação ao horário normal. A mudança vigora até a meia noite do dia 15 de fevereiro de 2019.
O Norte e Nordeste não adotam o horário de verão porque, segundo o Ministério de Minas e Energia, a hora adiantada é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença maior na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.
Já nas demais áreas do Brasil, os dias de verão serão mais longos. O objetivo é estimular as pessoas a encerrarem as atividades do dia mais cedo, aproveitarem a iluminação natural e evitar que equipamentos eletrônicos sejam ligados entre às 18h e 21h para reduzir o consumo.
ENEM
É recomendado também aos horários de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O Ministério da Educação divulgou os diferentes horários que serão abertos e fechados os portões, já que no Brasil haverão 4 fusos horários diferentes. Confira os horários de abertura abaixo:
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal: Portões abertos entre às 12h e 13h.
Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe: Portões abertos entre às 11h e 12h.
Amazonas, Rondônia e Roraima: Portões abertos entre às 10h e 11h.
Acre: Portões abertos entre às 9h e 10h.
Economia de Energia
A Enel repassou dicas de economia de energia e consumo consciente para auxiliar os consumidores a utilizarem a energia de forma eficiente durante o Horário Brasileiro de Verão:
Leia mais:
Enem terá quatro fusos horários de aplicação diferentes devido ao horário de verão
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10