sábado, 18 de janeiro de 2025
Entrevistamos Célia Ferreira, Doutora em Psicologia e Psicoterapeuta sobre o assunto
Redação Jornal Somos
Na fase da adolescência, onde os jovens costumam encontrar as suas identidades ao mesmo tempo que tentam moldá-la para se encaixar nos seus grupos de amigos, enquanto acontece pressão de todos os lados sobre o futuro e vestibulares, tudo isso se torna um gatilho para o desenvolvimento de depressão e/ou pensamentos suicidas. Sabendo disso, entrevistamos Célia Ferreira, Doutora em Psicologia e Psicoterapeuta, sobre como os pais podem ajudar na transição da juventude para a vida adulta e sobre a importância do apoio dos pais nessas fases.
Segundo a Doutora, uma das peças mais importantes para a prevenção do suicídio é a família. "É importante que os pais conversam com os seus filhos, mas que eles estejam realmente ouvindo o que eles falam e não julguem ou tenham preconceitos nisso. Se o jovem se sentir incompreendido, é possível que ele se isole ainda mais e acabe se sentindo solitário e tenha mais propensões suicidas", disse a psicóloga.
"Muitos também pensam que por tentar, e não suceder, a pessoa não tentará novamente, mas essa não é a realidade. Por isso é tão importante as conversas sobre o assunto e é preciso a quebra desse tabu", ela continua. "As pessoas quando buscam o suicídio, elas não estão procurando fugir da vida, mas fugir de problemas que elas possam estar enfrentando e vendo essa como a solução".
Por isso, é importante a criação de fortes laços entre os pais e filhos, além da demonstração de afeto e cuidado, apoiando-os em suas demandas emocionais, o que constitui um fator decisivo de proteção ao suicídio, já que a primeira base de um indivíduo é o círculo familiar e nele deve haver compreensão e amor.
Essa matéria faz parte da série especial sobre o Setembro Amarelo pelo Jornal Somos. Caso você esteja passando por um momento difícil, salientamos que você pode pedir ajuda clicando aqui ou entrando em contato no número 188. O silêncio não é a solução.
Leia mais:
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10