sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Hoje, segunda-feira (1º/8), começa a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o país. Segundo os dados divulgados pelo Instituto serão mais de 183 mil recenseadores visitando os domicílios que estimasse que existam aproximadamente 75 milhões de domicílios nos 5.568 municípios do país. Em relação à população brasileira, é estimada atualmente em cerca de 215 milhões de pessoas.
“O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo, no sentido de visita domiciliar, de você bater de porta em porta e colocar 180 mil recenseadores na rua. O Censo não é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma instituição que pertence ao Brasil. O IBGE coordena o Censo, mas é o Censo do Brasil.” A afirmação é do diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, que, em entrevista à Agência Brasil, destacou a importância do 13º Censo Demográfico.
A pesquisa nacional é realizada a cada 10 anos e deveria ter sido feita em 2020, mas precisou ser adiado nos dois últimos anos por conta da pandemia de Covid-19, que resultou também em problemas de orçamento federal (em 2021). A pesquisa tem uma grande importância perante as políticas públicas, envio de verbas e recursos federais, que normalmente são divididos entre os municípios e estados a partir das proporções populacionais de cada região.
Identificação
Vale ressaltar que todos os recenseadores do IBGE estarão identificados com boné, colete e crachá. Dentro do crachá há um QR Code que pode ser lido pelo celular. Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence ao quadro de servidores do Instituto. Em caso de dúvida, basta ligar para o IBGE no número 0800 721 8181.
Últimas vagas
Ainda foram reabertas algumas vagas para trabalho temporário nesta pesquisa de 2022. As inscrições finalizam hoje, segunda-feira (1º), sendo que para Goiás são 391 vagas, dentre elas 102 vagas são Rio Verde.
LEIA MAIS: Concurso do IBGE tem 102 vagas para Rio Verde
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10