quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

CNE divulga documento que exige idade mínima para ensinos básico e fundamental

POR Jornal Somos | 09/10/2018
CNE divulga documento que exige idade mínima para ensinos básico e fundamental

Reprodução/Conselho Nacional de Educação

A

Após a afirmação do Conselho Nacional de Educação (CNE) que o parecer com as orientações sobre idade mínima para ingresso na educação infantil e no ensino fundamental seria definido pelo CNE até o dia 14 de setembro, ontem (9) foi publicada a decisão final referente ao assunto no Diário Oficial da União (DOU).

 

O documento estipula idade mínima de 4 anos completos até o dia 31 de março do ano da matrícula para o Ensino Básico e 6 anos completos ou a completar até o dia 31 de março para o Ensino Fundamental. Esse limite etário, porém, valerá apenas para as novas matrículas, a partir de 2019, o que significa que crianças já matriculadas em algumas dessas etapas não serão prejudicadas e terão sua progressão assegrada, sem interrupção, mesmo que a não possua a idade mínima requisitada.

 

Além disso, a norma ressalta o dever do Estado de garantir o oferecimento de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade. As idades mínimas estabelecidas na norma coincide com outras que já estavam em vigor em vários Estados do País e que foram confirmadas em decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

 

Leia mais:

Idade mínima na educação infantil deve receber orientações até setembro

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: