quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Após a afirmação do Conselho Nacional de Educação (CNE) que o parecer com as orientações sobre idade mínima para ingresso na educação infantil e no ensino fundamental seria definido pelo CNE até o dia 14 de setembro, ontem (9) foi publicada a decisão final referente ao assunto no Diário Oficial da União (DOU).
O documento estipula idade mínima de 4 anos completos até o dia 31 de março do ano da matrícula para o Ensino Básico e 6 anos completos ou a completar até o dia 31 de março para o Ensino Fundamental. Esse limite etário, porém, valerá apenas para as novas matrículas, a partir de 2019, o que significa que crianças já matriculadas em algumas dessas etapas não serão prejudicadas e terão sua progressão assegrada, sem interrupção, mesmo que a não possua a idade mínima requisitada.
Além disso, a norma ressalta o dever do Estado de garantir o oferecimento de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade. As idades mínimas estabelecidas na norma coincide com outras que já estavam em vigor em vários Estados do País e que foram confirmadas em decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais:
Idade mínima na educação infantil deve receber orientações até setembro
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.