sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O governo publicou hoje, sexta feira (15), como prometido ontem pelo presidente da Caixa Econômica Federal (clique e leia), o calendário do pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial de R$ 600. Segundo a portaria assinada pelo Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, serão dois calendários, ambos levando em conta a data de nascimento do trabalhador. Terão direito à segunda parcela aqueles que receberam a primeira até 30 de abril. Milhões de trabalhadores que fizeram o pedido e ainda aguardam a resposta terão que esperar o final da análise.
O primeiro deles, que começa em 20 de maio, é para o depósito na poupança digital da Caixa. Todos os beneficiários da segunda parcela vão receber o dinheiro em uma conta digital, mesmo aqueles que indicaram conta de outro banco no cadastro. Nesse caso, os valores poderão ser usados apenas para pagamento de contas e boletos e para compras por meio de cartão de débito virtal. Desta forma, serão duas etapas, o primiero cronograma em que nas datas abaixo, os recursos estarão na conta, mas não poderão ser sacados em dinheiro, e um segundo calendário, que está posteriormente, que será a data de saque para evitar tumulto e aglomeração no banco. Segundo a portaria, "para fins de organização do fluxo de pessoas em agências bancárias e evitar aglomeração", os recursos estarão disponíveis para saques e transferências bancárias conforme o segundo calendário.
Calendário do depósito na conta digital:
Calendário do saque em dinheiro:
Neste segundo calendário, que começa em 30 de maio, também será as datas em que a Caixa vai transferir o dinheiro restante nas poupanças digitais para outros bancos, no caso de quem indicou conta de outras instituições no cadastro.
Beneficiários do Bolsa Família
Para os beneficiários do Bolsa Família o calendário é diferente. Os saques em dinheiro começam na segunda-feira (18) e ocorrerão conforme o último número do NIS (Número de Identificação Social). Confira:
Ferramentas
O governo federal lançou no início de maio novas ferramentas de consulta ao auxílio emergencial de R$ 600. Agora, o ato de conferir a situação dos requerimentos e ter conhecimento do motivo da negação do benefício (em caso de não ter sido selecionado) poderão ser acompanhados, além do portal e do aplicativo da Caixa Econômica Federal, também pelos sites do Ministério da Cidadania e da Dataprev.
A finalidade destes novos métodos de consulta ao auxílio é proporcionar uma maior transparência aos procedimentos de análise, processamento, homologação e pagamento do benefício. Será possível visualizar todo o detalhamento de pedidos, como os resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, bem como conferir a análise de segunda solicitação e tomar conhecimento sobre o que motivou a negativa do benefício.
A consulta para testes foi liberada na página da Dataprev na noite desta segunda-feira (4) e ali já registrou mais de 500 mil acessos. Ao menos 12,4 milhões de brasileiros que requereram o auxílio irão refazer o cadastro.
Leia mais:
Auxílio emergencial deverá ser refeito por 12 milhões de brasileiros
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10