quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reativar o aplicativo pardal no mês passado (clique e leia mais), foram registradas desde que começou a campanha eleitoral, 10,8 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular em todo país. De acordo com o TSE, a contagem das denúncias foram feitas desde 16/8 até na segunda-feira desta desta semana (12/9).
Por região, o Sudeste lidera o número de ocorrências, com 3.590 denúncias. Nordeste (3.159), Sul (2.056), Centro-Oeste (1.275) e Norte (790) aparecem na sequência.
De acordo com o TSE, 3,6 mil denúncias são referentes a candidatos a deputado estadual, 3,4 mil a deputado federal, 1,4 mil a presidente e 738 a governador.
O Estado de Pernambuco é onde que mais houve denúncias. Ao todo, foram 1.511 registros no período. Na sequência aparecem os estados de São Paulo (1.311), Minas Gerais (1.195) e Rio Grande do Sul (1.086). Não foi divulgada qual a posição o Estado de Goiás está em relação às denúncias.
O aplicativo para denúncias pode ser baixado nas lojas virtuais App Store e Google Play, por lá é possível denunciar compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação durante a campanha.
O Tribunal lembra ainda que qualquer pessoa pode realizar denúncias pelo aplicativo, sendo vedado apenas o anonimato. Ao identificar um problema, a pessoa pode tirar uma foto, gravar um vídeo ou áudio e, por meio do aplicativo celular, enviar as evidências para a Justiça Eleitoral no estado ou município que fará a análise da denúncia.
Além dos fatos que indiquem a irregularidade, deve constar nome e CPF da pessoa que fez a denúncia.
Com informações do Metrópoles e Agência Brasil.
ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE PELO ACADÊMICO LUIGI ANGELO E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.