sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu ontem, segunda-feira (31/01/22) o primeiro pedido de registro de autoteste para detecção da Covid-19 no Brasil. A situação já era esperada diante da publicação da resolução que autoriza a venda do produto na última sexta-feira, 28/01 (clique e leia). Quando publicada, a RDC 595 regulamentou os requisitos e procedimentos para a solicitação de registro, distribuição, comercialização e uso de autotestes para detecção do antígeno de Sars-CoV-2.
A primeira a protocolar o pedido foi a empresa brasileira Okay Technology Comércio do Brasil Ltda para um autoteste importado, de modelo que utiliza coleta de swab nasal.
Sobre isto, a Anvisa ressalta que tem dado prioridade à análise dessas solicitações de registro, para que as mesmas sejam aprovadas no menor tempo possível.
"Além dos aspectos de eficácia e segurança, os autotestes serão avaliados, por exemplo, quanto à regularidade da documentação técnica, acessibilidade das instruções de uso, armazenagem e descarte do produto para o usuário leigo, de forma a viabilizar a utilização de forma adequada", Anvisa escreveu em nota.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10