sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Anvisa recebe 1° pedido de registro de autoteste de Covid

POR | 01/02/2022
Anvisa recebe 1° pedido de registro de autoteste de Covid

Foto: Myke Sena/MS/Governo Federal

A

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu ontem, segunda-feira (31/01/22) o primeiro pedido de registro de autoteste para detecção da Covid-19 no Brasil. A situação já era esperada diante da publicação da resolução que autoriza a venda do produto na última sexta-feira, 28/01 (clique e leia). Quando publicada, a RDC 595 regulamentou os requisitos e procedimentos para a solicitação de registro, distribuição, comercialização e uso de autotestes para detecção do antígeno de Sars-CoV-2.

 

 

A primeira a protocolar o pedido foi a empresa brasileira Okay Technology Comércio do Brasil Ltda para um autoteste importado, de modelo que utiliza coleta de swab nasal.

 

 

Sobre isto, a Anvisa ressalta que tem dado prioridade à análise dessas solicitações de registro, para que as mesmas sejam aprovadas no menor tempo possível.

 

"Além dos aspectos de eficácia e segurança, os autotestes serão avaliados, por exemplo, quanto à regularidade da documentação técnica, acessibilidade das instruções de uso, armazenagem e descarte do produto para o usuário leigo, de forma a viabilizar a utilização de forma adequada", Anvisa escreveu em nota.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: