sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Foi aprovado nesta sexta-feira (28/01), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a liberação da venda de autotestes de Covid-19 no Brasil.
Os autotestes não estarão disponíveis de imediato, pois, as empresas interessadas em comercializar o produto precisam pedir o registro junto à agência, que vai analisar cada solicitação. A Anvisa informou que espera ter os primeiros produtos aprovados em fevereiro.
Para aprovação, um dos requisitos é que os autotestes tragam informações com linguagem clara e precisa, orientando o público leigo sobre como colher o material biológico adequadamente para realizar o exame.
Outro requisito é que os produtos tenham sensibilidade de 80% ou mais ao coronavírus e que possuam especificidade de no mínimo 97% na detecção do vírus, de acordo com o voto da relatora.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou ontem (27), que os autotestes não devem ser disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que a ideia é que o produto esteja disponível nas farmácias para quem “tiver interesse em adquirir”.
(Com informações Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10