sábado, 23 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Depois da autorização publicada para o plano de tarifas de energia com reajuste até 64% (clique e leia), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tirou a preocupação temporariamente dos brasileiros sobre os valores de suas contas de energia. Isso porque, segundo seu comunicado será mantida a bandeira verde em julho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.
Assim, com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês, já que esta foi a única bandeira que não entrou nos reajustes recém publicados. Este é o terceiro o anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.
Também de acordo com a agência, os aumentos que podem acontecer e sua autorização para o restante do ano de 2022 são devido à inflação e ao maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
De acordo com a presidente da equipe, Kenia Leite, o objetivo é figurar entre as 5 melhores equipes da competição.