quinta-feira, 28 de março de 2024

Anatel abre leilão da 5G quase um ano após Rio Verde receber a tecnologia de forma experimental

POR Ana Carolina Morais | 04/11/2021
Anatel abre leilão da 5G quase um ano após Rio Verde receber a tecnologia de forma experimental

Foto: José Cruz/Agência Brasil

F

Foi aberto pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), nessa manhã de quinta-feira (4), o leilão das faixas de 5g. Estão disponíveis quatro frequências desta nova geração de internet móvel, a de 700 MHz (megahertz), a de 2,3 GHz (gigahertz), de 3,5 GHz e de 26 GHz. O início do leilão ocorre quase um ano após a 5g experimental ter sido lançada, no dia 3 de dezembro de 2020, em Rio Verde – primeiro município brasileiro que recebeu a tecnologia para o agronegócio.

 

 

A primeira faixa que passará pelo processo de leilão será a de 700 megahertz (MHz), que foi orçada em R$ 2,3 bilhões e acarretará, ao investidor que a adquirir, as obrigações de levar internet para aproximadamente 31 mil quilômetros de rodovias federais sem acesso à internet móvel e de levar 4G aos municípios sem acesso à esta tecnologia.

 

 

Apesar de compatível com o 5G, a faixa inicial de 700 MHz será destinada, em especial, à ampliação da 4G para abarcar as cidades que ainda não possuem esta tecnologia. Entre suas características estão o amplo alcance geográfico, o que a torna atrativa ao setor do agronegócio.

 

 

Avanço para o agro

 

Uma das expectativas diante da inserção da 5G no país é quanto a possibilidade desta tecnologia potencializar o agronegócio, setor que foi responsável por 26,6% do PIB brasileiro no ano passado. Especialistas afirmam que a nova modalidade de internet móvel irá impulsionar a Internet das Coisas, porque permitirá que as máquinas comuniquem entre si, fomentando o processo de automatização no campo.

 

 

“É uma tecnologia que veio para revolucionar uma série de coisas. Que vai nos dar uma maior velocidade, um maior tempo de resposta na transmissão de dados. Não é um impacto tão somente para o cidadão. É um impacto, creio eu, até muito maior para as empresas, porque o 5G é uma tecnologia que vai permitir a comunicação não só entre as pessoas, mas, sobretudo, entre máquinas. É máquina conversando com máquina, é máquina conversando com a infraestrutura”, explicou o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Nogueira Calvet.

 

 

Rio Verde na vanguarda da 5G

 

A cidade de Rio Verde marcou a história da 5G no Brasil e esteve na vanguarda ao ser o primeiro município do país a receber a tecnologia exclusiva para ser utilizada no agronegócio em formato experimental. No dia 3 de dezembro de 2020, o sinal da nova rede móvel foi disponibilizado em duas torres, sendo uma no Parque Tecnológico do IF Goiano (Fazenda Rio Verdinho), na GO-174, saída para Montividiu, e outra na Fazenda Nycolle, do produtor Cairo Arantes, no km 8 da GO-174, sentido Aparecida do Rio Doce.

 

 

A iniciativa da inauguração da rede 5G em caráter experimental em Rio Verde foi uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG). A ativação, realizada pela operadora Claro, ocorreu por meio de uma licença de demonstração concedida pela Anatel, com validade de um ano. A medida contou com a parceria da Huawei, empresa chinesa multinacional de equipamentos voltados para redes e telecomunicação.

 

 

(Com informações do G1, do O Popular e do Brasil61)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: