terça-feira, 23 de abril de 2024

Sudoeste

Zé Carapô (DC) racha a oposição em Jataí e lança pré-candidatura

POR Jornal Somos | 08/07/2020
Zé Carapô (DC) racha a oposição em Jataí e lança pré-candidatura

Montagem

O

O deputado estadual Zé Carapô (DC) vai na contramão da oposição da atual gestão de Jataí e inclina-se ao pleito como candidato a prefeito da cidade. Conhecido pelo seu tom de ataques a adversários, em especial nas redes sociais, o parlamentar flertava com o pré-candidato e ex-prefeito Humberto Machado (MDB).

 

O nome de Carapô veio a ser cogitado devido reprovação das contas de 2011 do ex-prefeito, na Comissão de Finanças, Orçamento e Economia. Com a grande possibilidade de uma desaprovação definitiva - o que deixa Humberto inelegível -, Zé está sendo convencido a colocar seu nome na disputa à Prefeitura de Jataí.

 

Nos próximos dias, o deputado tem uma agenda extensa e reuniões marcadas. O intuito é buscar união de várias lideranças para garantir apoio à sua candidatura, fortalecer seu nome e elaborar um projeto para a cidade - que ainda não foi apresentado, mesmo faltando pouco mais de seis meses para as eleições.

 

Zé Carapô, que se apresenta como cristão, tem uma linha ideológica em que se define como “conservador nos costumes e liberal na economia”.

 

Quebra de alianças

 

No dia 7 de julho, em entrevista à Rádio Difusora de Jataí, Humberto Machado havia mencionado o apoio do deputado. A notícia sobre o lançamento da possível candidatura veio um dia depois, 8, deixando a articulação da dupla enfraquecida e desmobilizada.

 

Falta de apoio

 

Carapô faz clara oposição ao atual prefeito de Jataí, Vinícius Luz (PP), e também vai na contramão do prefeito de Goiânia, Íris Rezende (MDB). No segundo caso, por manifestar apoio ao deputado Estadual Delegado Eduardo Prado (PV) para criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Goiás.

 

Essa CPI tinha com objetivo investigar a prestação do serviço de transporte público de Goiânia. O pedido, no entanto, foi arquivado por não ter o mínimo de 14 assinaturas, demonstrando baixa articulação política dos envolvidos.

 

Em 2019, Carapô chegou a trocar ofensas com o deputado Major Araújo (PSL), durante sessão extraordinário. O fato ressalta deficiência de bases políticas e deficiência de alianças reais.

“Hoje eu fiz questão de subir nessa tribuna para lembrar o festival de hipocrisia que ocorreu aqui nesta semana. Chegamos ao ponto de ver Marajá subir aqui em cima com carteira de trabalho para ofender os colegas. Como se o trabalho do deputado não bastasse”, disse Carapô.

 

Araújo reagiu à crítica e disse que o colega se vendeu por alguns cargos. Também salientou que nem de longe ele lembra o político que atuava em Jataí. “Me respeita Zé Carapô, respeita a minha história. Quem você pensa que é?”, afirmou o Major, em resposta às ofensas do deputado.

COMPARTILHE: