sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sudoeste

“Vamos cuidar do Brasil cuidando da água” realiza passeata em Montividiu

POR Jornal Somos | 30/11/2018

Alunos de Montividiu participam de passeata sobre a conscientização das nascentes do município

“Vamos cuidar do Brasil cuidando da água” realiza passeata em Montividiu

Reprodução

N

Na manhã de ontem (29) alunos, professores e comunidade de Montividiu, participaram da passeata de conscientização que apresentava o tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando da água” da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, organizada pelos Ministérios da Educação e Meio Ambiente no mês de junho de 2018. O representante do projeto é o aluno do 9º ano da escola Armando Gomes da Fonseca, Erick Juan Dias da Silva.

 

Após a passeata, alunos e demais participantes se direcionaram ao Módulo Juvenal para uma palestra motivacional com o tema proposto no projeto. Após visitarem as nascentes do município levaram para as ruas cartazes de conscientização à população.

 

A coordenadora de projetos da Secretaria Municipal da Educação, Elenice Maria de Sousa explicou ao Jornal o início de tudo. “Recebemos um link do Ministério do Meio Ambiente, logo apresentei o material ao Secretário da Educação que prontamente permitiu levarmos adiante. Apresentei à gestora da escola, tinha um prazo então ela apresentou aos professores que abraçaram a causa dando continuidade, tinha que escolher um delegado de uma comissão, escolheram e fizeram tudo certinho. Foram para a etapa estadual que aconteceu em Goiânia, logo passaram para a etapa nacional, o aluno conseguiu ficar entre os primeiros e trouxe as ideias inovadoras que adquiriu por lá para Montividiu”.

 

O aluno Erick Juan Dias da Silva falou também ao Jornal sobre suas ideias para o município e as experiências que adquiriu nas viagens. “Depois de passar pela etapa municipal, o projeto foi selecionado entre os cinquenta melhores e fomos para Goiânia, lá apreendemos sobre as dimensões da água e de como cuidar, depois nossos projetos foram apresentados nas escolas. Após a apresentação houve um processo seletivo de quinze delegados que apresentaram os projetos e entre eles eu fui selecionado. Fomos à São Paulo na Conferência Nacional, lá aprendemos ainda mais sobre a água”.

 

O aluno relata que tiveram várias concepções de preservação da água e quando esteve reunido com todos os selecionados do Brasil, com culturas diferentes, trocaram ideias. “Ao compartilhar nossas ideias, percebemos que estávamos reivindicando o mesmo objetivo que era cuidar das águas de todo Brasil e do mundo.”

 

Erick explica que um dos palestrantes disse a ele que tudo o que aprenderam não podia ser guardado, que deveriam compartilhar com o município. “No caminho de volta eu não parei de pensar nas palavras do palestrante, que está na hora de chover, ele falava sobra a chuva de nossas ideias, que deveria repassarmos ao nosso município, estado e no Brasil todo”.

 

“Ao chegar aqui nossas nascentes estavam ocultas, visitamos e pudemos ver as condições hidrográficas do nosso município, percebemos muitas poluições, as nascentes estavam quase mortas, isso não poderia acontecer, então nós alunos criamos um projeto, que tivemos apoio. A ideia que eu disse que estava na hora de chover, colocamos em prática, fizemos o possível para estar fazendo chover as nossas ideias, fomos atrás de vereadores que nos apoiaram, pois também se importavam com as águas do nosso município. Tivemos apoio da Secretaria da Educação e com o apoio de todos realizamos a passeada, logo em seguida fizemos as palestras para mostrarmos que as águas também é um assunto adolescente e de jovens, nós podemos mudar e formar a conservação da água em algo muito divertido que não seja tedioso”. Finalizou o aluno.

 

O secretário da Educação Romar Gonzaga Fernandes parabenizou o aluno pelo projeto e disse ao Jornal que este projeto será apresentado à Secretaria do Meio Ambiente do município. “Esse projeto foi de muita relevância para o município, porque atingiu o âmbito nacional pelo desenvolvimento do aluno Erick e foi eleito um dos melhores do Brasil. A Secretaria Municipal de Educação apoiou ele na ida à São Paulo para mostrar o projeto dele ao Brasil inteiro. Quanto ao projeto, vamos apresentar o projeto ao superintendente do Meio Ambiente do município, para que ele tome ciência e através de parcerias viabilizar o meios de conservação das águas do município. Parabenizo o aluno pela iniciativa de ter conseguido com grande êxito esse projeto”.

 

Com mais informação, a coordenadora Elenice explicou que já estão com um novo projeto que é o “Herdeiros do Futuro” que se inicia em janeiro, uma iniciativa do meio ambiente para dar continuidade ao que o aluno Erick começou.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: