terça-feira, 23 de abril de 2024

Sudoeste

UEG abre inscrições para mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado

POR | 09/10/2020
UEG abre inscrições para mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado

Arquivo/Catraca Livre

O

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), está com edital de seleção de candidatos, para compor a turma de 2021, aberto. São 24 vagas, distribuídas igualmente entre os quatro Grupos de Pesquisa que compõem as duas linhas de pesquisa do Programa. As inscrições, assim como o acesso ao Edital, podem ser feitas através do site do Núcleo de Seleção da UEG:http://www.nucleodeselecao.ueg.br/, até o dia 22 de outubro de 2020. Todo processo será realizado por meios remotos, em função da situação de pandemia decorrente da Covid-19.

 

 

O curso é gratuito, sendo cobrada apenas uma taxa de inscrição para o processo seletivo. O objetivo é formar professores e pesquisadores de alto nível profissional, no âmbito dos estudos sociológicos, ambientais, geográficos, históricos, urbanísticos, econômicos, literários e estéticos sobre o Cerrado, numa perspectiva interdisciplinar. O concluinte do curso de mestrado, do PPGTECCER terá habilitação em Ciências Sociais e Humanidades: Territórios e Expressões Culturais no Cerrado.

 

 

O Programa foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2012. Em 2013 as suas atividades se iniciaram formalmente. A primeira turma concluinte, em 2015, marcou o começo de uma história de sucesso, resultante de muito trabalho e dedicação do corpo docente e discente vinculado ao PPGTECCER. Na primeira Avaliação Quadrienal da Capes, o TECCER subiu a nota de 3 para 4.

 

 

Trata-se um programa interdisciplinar cuja área de concentração se define por Territórios e Expressões Culturais no Cerrado, e se divide em duas grandes Linhas de Pesquisa: Dinâmicas Territoriais no Cerrado e Saberes e Expressões Culturais no Cerrado. Estas, por sua vez, são compostas, respectivamente, por dois Grupos de pesquisa: Linha 1: GT 1 – Estado, Ambiente e Sociedade e GT 2 – Cidades, Sistemas, Habitar e Meio Ambiente; Linha 2: GT 3 – Saberes, Cultura e Meio Ambiente e GT 4 – Saberes e Expressões Religiosas, Literárias e Estéticas do Cerrado. Mais informações sobre o PPRGTECCER podem ser acessadas no site http://www.teccer.unucseh.ueg.br/.

 

 

Os discentes recebidos, anualmente, advêm de diferentes áreas do conhecimento, principalmente as Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Ambientais, Econômicas, Biológicas, Religião, Direito, Estética, Literatura, Farmácia e Artes, entre outras áreas e temas afins – cujas temáticas abordem o Cerrado. A sede do curso localiza-se na Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CSEH) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

 

Fonte: UEG

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: