quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Em Quirinópolis, no Sudoeste de Goiás, funciona a associação Casa da Abelha. Ela é formada por 580 agricultores familiares que trabalham com leite e hortaliças.
O mercado da região é promissor porque os alimentos são vendidos para as indústrias, principalmente de processamento de cana-de-açúcar, onde são usados na refeição dos funcionários. As escolas públicas também absorvem parte da produção através do Programa Nacional de alimentação Escolar, o PNAE.
Mas os produtores querem crescer e chegar a 2.800 cooperados, abrangendo regiões vizinhas. Por isso o analista técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás-Faeg, Alexandro Alves, se reuniu com os diretores da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa - EMATER, Antelmo Teixeira e Luiz César Gandolfe, para buscar parcerias que atendam principalmente o pedido por mais técnicos que possam dar assistência na produção.
“Eu fui até a diretoria técnica da EMATER para tentar conseguir um apoio técnico para os produtores da região. Já existem os técnicos, mas nós estamos tentando aumentar o efetivo, para que principalmente os pequenos consigam produzir mais. A EMATER disse que vai fazer o que for possível para ajudar. O Sistema Faeg/Senar vai entrar com a Assistência Técnica e Gerencial- ATeG , o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE com o planejamento financeiro e o Banco do Brasil com a oferta de crédito”, explica Alexandro.
Esse trabalho será feito de forma gradativa e o próximo passo será a assinatura de um termo de cooperação entre as entidades.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Pais cobram respostas enquanto estudantes perdem aulas na reta final do ano letivo.