quarta-feira, 24 de abril de 2024

Sudoeste

Secretarias de Mineiros e Santa Helena respondem mudanças na aplicação de vacinas

POR | 22/01/2021
Secretarias de Mineiros e Santa Helena respondem mudanças na aplicação de vacinas

Divulgação

D

Desde segunda feira (18//01/2021), os prefeitos e secretários estaduais de todo o Brasil tem organizado e executado o início da vacinação contra Covid-19. E desde o primeiro dia, a grande dúvida era quantas vacinas iriam para cada município e quem receberia estas primeiras doses. (leia também)

 

 

E o Ministério da Saúde tem orientado os estados, que, consequentemente tem orientado cada município, para seguir as regras do Plano Nacional de Imunização o máximo possível, o que significa que a prioridade destas doses sejam aos profissionais da saúde da linha de frente, que tem trabalho diretamente e regularmente com o vírus, e onde fosse possível, incluir também os idosos acima de 85 anos e que estejam em instituições de longa permanência e acamados para que o maior grupo de risco seja imunizado o quanto antes. E, assim que chegassem as novas doses, fossem cumpridos estes grupos e consequentemente o restante do Plano. (clique e leia mais)

 

 

Apesar de toda a informação repassada constantemente pelos órgãos oficiais e autoridades de saúde sobre este assunto, ainda foram encontrados lugares em que estas orientações não foram seguidas. No estado de Goiás, pelo menos duas cidades já foram confirmadas ter feito diferente.

 

 

Na cidade de Mineiros, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chegou a divulgar e distribuir senhas para os idosos acima de 75 anos receberem a primeira dose. E na publicação da última quarta feira (20/01), da rede social oficial da Prefeitura, aparece em fotografia o ex-prefeito Agenor Rezende, de 77 anos, pai da secretária municipal de Saúde, recebendo a primeira dose da fila. O município recebeu 850 doses da pasta estadual e segundo Rosângela Rezende responsável pela Secretaria local, foi resolvido reservar 400 das doses encaminhadas para as pessoas acima de 75 anos por ser este o grupo que apresenta maior taxa de óbitos na cidade. A secretária ainda afirmou que todos os idosos que vivem em instituições de longa permanência e os acamados foram atendidos, assim como todos os profissionais que se encontram na “linha de frente” contra a Covid-19.

 

 

Em Santa Helena, de acordo com divulgação da Secretaria Municipal de Saúde, das 640 doses recebidas, foram separadas 150 para atender aos idosos com mais de 75 anos através de um sistema de drive-thru. A secretária de Saúde, Letícia Rosa e Silva Marques, explicou que assim atenderia uma parte dos 1,8 mil idosos na cidade que são desta faixa etária, e que foram selecionados os que já estavam cadastrados em serviços de saúde do município e que apresentam um quadro clínico mais grave, e por isso aqueles que não têm condições de se deslocarem seriam vacinados em casa. Letícia ainda completou que na cidade todos os profissionais de saúde que atuam diretamente com casos de Covid-19 estão sendo vacinados, mas entre priorizar os outros profissionais da área e os idosos, a SMS escolheu o segundo grupo.

 

 

Verônica Savatin, presidente do Conselho Municipal de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO), tem reforçado que os municípios sigam a orientação do plano estadual e da CIB, lembrando que o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) tem acompanhado a aplicação desta primeira remessa da Coronovac para que não fuja do público determinado.

 

 

Sabe-se também nos bastidores da saúde estadual, que o secretário Ismael Alexandrino chamou boa parte das autoridades municipais para fazerem cumprir à risca o Plano.

 

 

(Com informações de O Popular)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: